Renato Portaluppi sequer havia absorvido o empate sem gols no Gre-Nal 416 e já adiantava, ainda na Arena, que o Grêmio iria poupar jogadores para encarar o Monagas nesta terça-feira, em Maturín, pela Libertadores. O Tricolor desembarcou na Venezuela após longas 12 horas de viagem em voo fretado sem seis titulares, poupados devido ao desgaste físico. E as ausências obrigam o técnico a buscar soluções com novas características e funções na equipe.

Em especial no setor ofensivo. Thonny Anderson deve ganhar o posto na referência do ataque, como opção mais próxima à figura do “falso 9” – a exemplo do que Luan fazia em 2016, mas que acabou “abolido” em 2017, ainda com Lucas Barrios.

Thonny Anderson deve atuar como falso 9, à frente de Cícero (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

A contratação do gringo fez a equipe deslanchar com um centroavante de “ofício” no ano passado. E foi mantida na temporada atual, com três opções para exercer a função no elenco – todas baixas nesta terça-feira. Titular na Libertadores, Jael se recupera de desconforto muscular e sequer atuou no Gre-Nal, assim como Hernane, desfalque por um problema na região abdominal. André, por sua vez, não está inscrito na competição continental.

Com Thonny, Renato tentará fazer a equipe render com a figura do “falso 9”. Algo que não deu certo no início do ano, com Cícero, outra das atrações da equipe. Nem tanto por ser “novidade”. Aliás, pelo contrário.

Os titulares do Grêmio preservados

  • Lateral: Léo Moura
  • Volantes: Arthur e Maicon
  • Atacantes: Luan, Everton e André (não inscrito na Libertadores)

Homem de confiança de Renato, o camisa 10 é opção recorrente do treinador. E invariavelmente entra para exercer funções distintas na equipe. Na última quarta-feira, brilhou com duas assistências para os gols de Alisson ao atuar como volante na vitória por 3 a 1 sobre o Goiás, pela Copa do Brasil. Nesta terça, Cícero será meia, de fato, centralizado atrás de Thonny. E ao lado de Ramiro.

Baixa contra o Inter após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, o volante volta à equipe na posição habitual, pela direita. Ali, tornará a exercer função que dá equilíbrio ao meio-campo, com intensidade e participação ativa nas jogadas de ataque e na recomposição defensiva.

Grêmio desembarcou na Venezuela sem seis de seus titulares (Foto: Eduardo Deconto)

Grêmio desembarcou na Venezuela sem seis de seus titulares (Foto: Eduardo Deconto)

Com atrações pontuais, Renato guarda ainda algumas indefinições, dado o desgaste de disputar o clássico com postura agressiva durante 90 minutos. O treinador pode optar por preservar um de seus zagueiros titulares, com o ingresso de Bressan. Há possibilidade remota de repetir o que fizera contra o Goiás e recuar Michel para a zaga com Cícero de volante e o ingresso de Lima no meio-campo. Bruno Cortez, Alisson e Marcelo Grohe também podem ser preservados.

Após desembarcar em Maturín neste domingo, o Tricolor faz o único treino com bola em solo venezuelano na tarde desta segunda-feira, em um campo anexo ao Estádio Monumental. Em seguida, ruma ao palco da partida para fazer o reconhecimento do gramado. A partida contra o Monagas ocorre às 19h30 (de Brasília) desta terça-feira.



Veja também