
Aos poucos, o jovem Jhonata Varela realiza sonhos como jogador de futebol. Aos 18 anos, o volante da equipe sub-23 do Grêmio completou o grupo da seleção brasileira no treino desta terça-feira, no CT Luiz Carvalho. Sob o comando do técnico Tite, o garoto treinou ao lado daquele que é sua maior inspiração: Arthur.
Varela também compôs o elenco do Brasil para o treino da última segunda-feira, ao lado dos colegas da equipe de transição do Tricolor, o meia Frizzo e o goleiro Brenno. Nesta terça, o goleiro Vinícius Machado e o zagueiro Ruan somaram-se ao grupo.
É comum a prática da comissão técnica da CBF convocar jovens atletas para completar os treinos. Mesmo que ainda não seja um convocação oficial, Varela disse estar realizado com os trabalhos feitos. Além disso, tentou aproveitar ao máximo as orientações de Tite e os movimentos dos companheiros.
— Você estar ali com os melhores jogadores do seu país, treinando junto com eles, é uma realização sem dúvidas. Nos dois dias procurei aprender ao máximo, escutar o que o professor Tite falava para os atletas, ver como eles se movimentavam em campo, como treinavam. Foram dias de muito aprendizado para mim — contou o jogador.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/l/8/S9QJSmQYeJQYWa7ViagQ/varela-e-arthur.jpg)
Varela, do Grêmio, posa ao lado de Arthur, do Barcelona — Foto: Arquivo pessoal
Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Jhonata Varela da Silva chegou ao Grêmio no segundo semestre de 2017, vindo de empréstimo do ABC-RN. O Tricolor comprou os direitos econômicos do jogador na metade de 2018 – o vínculo vai até 2021.
Quando o jovem volante fazia os primeiros treinos e jogos pelo Grêmio, pôde observar aquele que é seu espelho no futebol. A história que Arthur escreveu no Grêmio, com o título Libertadores em 2017, serve de inspiração para Varela, além de ter conquistado a torcida do garoto.
— O Arthur é um jogador que, nós da base do Grêmio, temos como espelho, sem dúvidas. Um cara que também surgiu na base do clube, foi vencedor no Grêmio e chegou a Seleção e ao Barcelona com muito trabalho e talento. Então nós torcemos muito por ele e claro por toda a Seleção Brasileira para que possam conquistar a Copa América — disse.