A vitória gremista no clássico veio dos pés de quem ainda não tinha balançado as redes. Carballo entrou na área adversária e bateu para garantir o 2 a 1 no primeiro Gre-Nal de 2023 diante da própria torcida. Na comemoração, foi aos braços do seu “padrinho” e vizinho, Luis Suárez, que brincou com o compatriota nas redes sociais. O uruguaio mostrou as primeiras credenciais ofensivas.

Na comemoração, Carballo correu e foi recebido perto da bandeira de escanteio por Suárez, de braços abertos e com o sorriso no rosto. O centroavante participou indiretamente do lance, atraindo a marcação de Mercado e abrindo espaço ocupado pelo meio-campista.

Os dois viraram muito amigos no ano passado na passagem pelo Nacional. Quando Luisito chegou em Porto Alegre, em um voo fretado, estava acompanhado de Carballo. O próprio volante ligou para o amigo para convencê-lo de vir para o Grêmio quando as negociações ainda estavam em andamento.

Após a partida, os dois se reuniram com outros amigos uruguaios para comemorar a vitória no clássico. O atacante brincou e publicou uma foto com a descrição: “quando vê seu filho fazer um gol”.

Além de amigos e companheiros, também são vizinhos. Os dois moram no mesmo condomínio, na região metropolitana de Porto Alegre, além de outros jogadores gremistas. Também concentram juntos também antes das partidas.

Suárez e Carballo comemorando o gol do Grêmio no Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Suárez e Carballo comemorando o gol do Grêmio no Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Mais solto no Gre-Nal

Apesar de ter se tornado titular do Grêmio na temporada, o camisa 8 ainda não havia marcado pelo clube. Curiosamente, no domingo, não iniciou a partida por vir de um desconforto na panturrilha esqueda. Villasanti foi o escolhido, mas o paraguaio se machucou aos 15 minutos de jogo e precisou deixar o campo.

Quando ingressou na partida, o volante realizou a função de costume, em linha, ao lado de Pepê. Ofensivamente, o charrua vinha fazendo uma partida discreta. Mas se soltou no segundo tempo. Antes do gol, aos 14 minutos, avançou pelo meio, enquadrou o corpo e bateu bonito, levando perigo para Keiller.

Porém, aos 30 minutos, Renato promoveu a entrada de Thiago Santos e empurrou Carballo para a função de segundo volante, mais solto para avançar e pisar na área. Foi assim que ele brilhou.

Felipe Carballo em vitória no Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Felipe Carballo em vitória no Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

No gol contra o Inter, é possível ver o uruguaio avançando e Thiago Santos bem posicionado, na frente dos zagueiros, como primeiro volante. Assim, Carballo teve mais liberdade para avançar e marcar.

Aos 48 minutos, João Pedro fez jogada individual pela direita e tocou para dentro da área. Ali, apareceu Carballo para dominar e garantir a vitória. Relembrando os tempos de Nacional.

Pelo Bolso, Carballo jogava com mais liberdade e constantemente pisava na área ou chegava próximo para finalizar a gol. Tanto que em 2022, fez oito gols e deu uma assistência em 44 jogos.

No Grêmio, passou a jogador alinhado com Pepê. Os dois revezam bastante quem sai para o ataque e quem segura para fica na cobertura. Em alguns jogos, é possível ver a dupla de volantes na frente da linha da bola.

Os uruguaios do Grêmio acabam por se destacar neste início de temporada pelo novo clube. Os dois seguem a rotina de treinos, mas não devem atuar contra o Ypiranga, no próximo sábado, na última rodada da primeira fase do Gauchão. O Tricolor já tem melhor campanha garantida.



Veja também