Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Com a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras neste domingo, em São Paulo, o Grêmio garantiu matematicamente uma vaga na Libertadores do próximo ano. Resta saber se direto na fase de grupos ou nas fases prévias do torneio, na chamada pré-Libertadores.

O Tricolor chegou a 59 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Goiás, atual nono colocado, com 46 pontos. A diferença é de 13 pontos, a quatro rodadas para o fim do campeonato e 12 pontos em disputa. O G-6 virou G-8 graças ao título do Flamengo na Libertadores e do Athletico na Copa do Brasil.

Em quarto lugar, o Grêmio agora disputa com São Paulo, Inter e Corinthians a vaga direta na fase de grupos. Os rivais entram em campo ainda neste domingo, no complemento da 34ª rodada do Brasileirão.

– Esse ano chegamos mais uma vez e fomos eliminados infelizmente para o Flamengo. Agora estamos trabalhando para que a gente possa colocar o clube diretamente no ano que vem. Sabemos que é difícil, mas estamos no caminho certo. Temos mais quatro jogos pela frente, vamos começar a fazer as contas para ver o que a gente precisa. Nosso principal objetivo é continuar o Grêmio na Libertadores do ano que vem – disse Renato Gaúcho ao fim da partida em São Paulo.

Será a quinta vez consecutiva que o Tricolor disputa o principal torneio sul-americano. Em 2016, caiu nas oitavas de final para o Rosario Central. Foi campeão em 2017 vencendo o Lanús na decisão e foi eliminado nas semifinais em 2018 e 2019 para River Plate e Flamengo, respectivamente.



Veja também