O que o Grêmio encontrou – e superou – no Gre-Nal 430 para vencer o Inter por 1 a 0 na Arena, verá novamente diante do Independiente del Valle nesta quarta-feira, às 19h15, pela terceira fase da Libertadores. O Tricolor enfrentará um time que guarda resquícios do seu antigo treinador: Miguel Ángel Ramírez, hoje no Colorado.
A vitória do Grêmio no clássico veio aos moldes de um time que soube controlar o jogo sem a bola, impedindo as construções ofensivas do Inter. Uma marcação individual e com aposta em lançamentos longos.
São apenas alguns elementos para se vencer uma equipe com o “dedo” de Ramírez, no caso, o del Valle. As características que o técnico tenta implementar no Inter são as mesmas enraizadas no atual Independiente. Vale ressaltar que o treinador fez apenas seu sexto jogo à frente do clube.
– Algumas ideias ainda estão presentes, como o controle da posse de bola, a projeção dos laterais que vão bem abertos à procura do atacante. A defesa avança vários metros. Eles não jogam bola longa – Steffano Dueñas, jornalista do Diario Expreso, do Equador, ao ge.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/b/G/rx6SovSLKsrGYC3LHJxw/4337d4f5-73ad-4cfb-8a6f-5804d884befa.jpg)
Yuri Alberto Ruan Inter Grêmio Gre-Nal Arena — Foto: Eduardo Mourahttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Renato Paiva é hoje o comandante da equipe equatoriana, com nove jogos completados. O português comandava antes o time B do Benfica e busca colocar suas próprias ideias no novo plantel. Mas não desperdiça o trabalho já construído por Ramírez.
— O Independiente joga ainda como Ramírez. Paiva encontrou um trabalho já feito, com a mão do Ramírez. O técnico hoje tenta fortalecer, implementar algumas ideias, mas é praticamente o mesmo jogo, um jogo já estudado por adversários. Talvez por aí o Grêmio tenha algo a encontrar, um caminho positivo para vencer o jogo — completou o repórter.
Paiva é auxiliado por Luis Malanho Martins. O preparador de goleiros Ricardo Pereira, também português, fez parte do da comissão técnica e é amigo de Ramírez.
Paiva estreou com uma derrota de 2 a 0 para o Orense, no campeonato equatoriano. Mas acumula uma invencibilidade de cinco jogos. Além de ter eliminado o Únión Española da segunda fase da Libertadores – derrota por 1 a 0 na ida e vitória por 6 a 2 na volta, em casa.
A última partida saiu vencendo com dois gols no primeiro tempo, mas terminou empatando em 2 a 2 com o Barcelona de Guayaquil. E a equipe foi praticamente titular. Só não iniciaram o duelo José Hurtado, Pedro Vite e Jacob Murillo.
Renato Paiva no comando do del Valle:
- 9 jogos
- 5 vitórias
- 1 empate
- 3 derrotas
- 19 gols marcados
- 13 gol sofridos
Além das características de jogo, o time também replica o sistema de 4-3-3 adotado por Ramírez. Mais um ponto que o Grêmio pode usar ao seu favor após o enfrentamento com o Inter. Antes mesmo do Gre-Nal, o auxiliar Alexandre Mendes já projetava o duelo pela Libertadores.
Uma escalação provável do Independiente tem: Moisés Ramírez; José Hurtado, Richard Schunke, Willian Pacho e Beder Caicedo; Cristian Pellerano; Lorenzo Faravelli e Pedro Vite; Jacob Murillo, Brian Montenegro e Cristian Ortiz.
— O del Valle tem uma transição rápida, com aproximação, jogo apoiado. Temos que ter muita atenção, ter força defensiva muito grande — disse o auxiliar.
No elenco, três titulares indiscutíveis saíram: Moisés Caicedo, Gabriel Torres e Angelo Preciado. Por outro lado, vários jovens oriundos das categorias de base ganham minutos na atual temporada. Todos liderados pelo volante Pellarano, de 39 anos, orientado para iniciar as jogadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/X/O/iDl7MRTjSrYlF4WP0adA/d19b4a5d09196dc25a9cc5560fd390fea1d8e011.jpg)
Jogadores do Independiente del Valle comemoram gol de Lorenzo Faravelli (8), o terceiro do time equatoriano contra o Unión Española — Foto: José Jácome/EFE
Dos garotos, destacam-se o meia Pedro Vite, de 19 anos, e zagueiro William Pacho, de 18 – ambos são titulares. Além do lateral-esquerdo Johanner Chávez, de 18, que é reserva.
Assim, o Grêmio encontrará um Independiente del Valle mais adaptado ao estilo do rival superado e com ideias próprias de Paiva. Claro, terá semelhanças no duelo. Resta saber qual será o resultado.
Grêmio e del Valle se enfrentam às 19h15 desta quarta-feira, no Estádio Casablanca em Quito, pelo jogo de ida da terceira fase da Libertadores. O duelo decisivo por uma vaga na fase de grupos está marcado para o próximo dia 14, também às 19h15, na Arena.