O Grêmio bateu o Juventude por 3 a 2 neste domingo, na Arena, e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após cinco jogos. O resultado na estreia do técnico Vagner Mancini não só aliviou a pressão no clube como também reduziu as probabilidades de rebaixamento, que eram de mais de 70% ao fim da rodada anterior.

Esse número agora é de 56.4%, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que calcula as chances dos times após cada rodada. Chapecoense (99.9%), Sport (61,4%) e Juventude (59.5%) são os times que têm mais chances de cair para a Série B do que o Grêmio no atual momento.

Já o site Infobola, do professor Tristão Garcia, indica que o risco de queda do Grêmio para a segunda divisão agora é de 50%. Na rodada anterior, esse número era de 65%. Chape, Sport e Juventude também aparecem à frente do Tricolor nessa projeção.

Mesmo após a vitória, o Grêmio segue na vice-lanterna do Brasileirão, com 26 pontos, a dois do Bahia, o primeiro time fora do Z-4. Na próxima rodada, o Tricolor encara o Atlético-GO, às 20h de segunda-feira, no Antônio Accioly, em Goiânia.

Probabilidades de rebaixamento do Grêmio:

  • UFMG: 56,4%
  • InfoBola: 50%
Jogadores do Grêmio agradecem apoio da torcida após vitória em cima do Juventude — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Jogadores do Grêmio agradecem apoio da torcida após vitória em cima do Juventude — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio



Veja também