Foto: Jhony Pinho/AGIF

A vitória do Juventude sobre o Bragantino, na noite desta terça-feira, deixou o Grêmio em uma situação complicadíssima no Campeonato Brasileiro. A probabilidade de ser rebaixado para a Série B bateu nos 98,2%. O próximo jogo é na quinta-feira, contra o São paulo, na Arena.

As contas são do Departamento de Matemática da UFMG. No site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o time gaúcho tem 97% de chances de ser rebaixado. O Tricolor chegou a esses números a partir do bom resultado do rival do mesmo estado, que bateu o Bragantino por 1 a 0.

O Juventude chegou aos 43 pontos e pulou para fora do Z-4. O time gaúcho tem 12,7% de probabilidade de ser rebaixado nas contas da UFMG e 15% nas contas do Infobola.

O Bahia está dentro da zona de rebaixamento, com 40 pontos, na 17ª colocação, enquanto o Athletico está logo acima, com 42 pontos. Se um dos dois pontuar na quinta e e na sexta, respectivamente, em jogos com Atlético-MG e Cuiabá, rebaixam o Grêmio em caso de derrota para o São Paulo..

Se vencer os três jogos, o Grêmio só chega aos 45 pontos na tabela. Atualmente, só Atlético-GO, Juventude, Cuiabá (que está em campo contra o Palmeiras) e Athletico têm pontuação abaixo deste montante.

A vitória do Juventude confirmou a queda do Sport para a Série B. A Chapecoense também já está rebaixada.



Veja também