Isadora Neumann / Agencia RBS

A 29ª rodada do Brasileirão começa neste sábado (9) e só será concluída na quarta-feira da próxima semana. Com 48 pontos, o Grêmio está em quinto lugar no momento, com oito de desvantagem para o líder São Paulo e a dois do Inter, que ocupa a segunda posição.

O Tricolor, que soma 13 partidas de invencibilidade na competição, será o único dos cinco primeiros colocados a atuar no sábado. Se vencer o Fortaleza na Arena Castelão, irá assumir a vice-liderança.

Caso chegue aos 51 pontos, o time de Renato Portaluppi precisará torcer contra Inter, Atlético-MG e Flamengo para se manter no segundo lugar. Se um dos três tropeçar (o Inter precisa perder, os outros dois podem empatar), já será possível continuar no G-4. E, claro, o Grêmio também seca o São Paulo no clássico diante do Santos para diminuir a distância entre eles.

Por ser o time com menos vitórias (12) entre os cinco primeiros do campeonato, o Grêmio só irá ganhar posição em caso de vitória sobre a equipe de Enderson Moreira, mesmo que Atlético-MG e Flamengo sejam derrotados em suas partidas contra Bragantino e Ceará, respectivamente. Por exemplo: um empate do Tricolor o deixará com a mesma pontuação dos rivais, 49, mas os mineiros já conseguiram 15 vitórias, e os cariocas venceram 14 adversários.

O mesmo raciocínio vale numa hipotética disputa pela segunda colocação com o Inter, que acumula 14 triunfos e soma 50 pontos. Com uma vitória, os gremistas chegarão aos 51, com 13 resultados positivos. Caso os colorados empatem com o Goiás, irão recuperar a posição.

Em busca de vaga na Libertadores de 2021, o Grêmio tem a segurança de que em hipótese alguma deixará o G-5 na rodada. Neste momento, tem quatro pontos a mais do que o Palmeiras, que aparece em sexto e que tem um jogo a menos.

Veja os jogos dos cinco primeiros na 29ª rodada: 

Sábado
21h Fortaleza x Grêmio

Domingo
16h São Paulo x Santos
16h Flamengo x Ceará
18h15min Inter x Goiás

Segunda
20h Bragantino x Atlético-MG

Confira as possibilidades do Grêmio nesta rodada do Brasileiro:

Vencendo o Fortaleza
Terá 51 pontos e 13 vitórias. Se Atlético-MG ou Flamengo não vencer (em) seu (s) jogo (s) ou se o Inter perder, entra no G-4. Se os três resultados favorecerem o Tricolor, termina a rodada em segundo lugar. Se Atlético-MG e Flamengo vencerem seus jogos e o Inter pontuar, seguirá em quinto lugar.

Empate ou derrota contra  o Fortaleza
Permanecerá em quinto lugar.



Veja também