Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Os gols saíram, mas houve um avalista na vitória do Grêmio sobre o Bahia, na última quinta-feira, pelo Brasileirão. O goleiro Vanderlei teve uma atuação daquelas para ganhar confiança e se consolidar na meta. De quebra, ainda lembrou os velhos tempos de “mito” do Cartola, o que pretende manter contra o Fortaleza, neste domingo, às 16h, na Arena, pela 10ª rodada.

Desde a saída de Marcelo Grohe, o Grêmio não tem um dono unânime da posição. Paulo Victor foi o titular em 2019, mas convivia com críticas da torcida. Houve diagnóstico da necessidade de buscar outro nome. No caso, Vanderlei.

Após um início ainda sem ritmo, o goleiro deu mostras de ter retomado a velha forma. Em 2019, jogou menos pelo Santos por uma decisão de Sampaoli. Foram 23 partidas, a maioria no primeiro semestre. O mesmo número que já tem pelo Tricolor, mas em tempo menor.

— O Vanderlei não deixou a bola entrar, e o Grêmio fez os gols. Temos grandes goleiros, Julio, Paulo, Vanderlei, e temos confiança total neles. São muito bem treinados pelo Mauri (Lima, preparador), isso é um time. No momento que todos dão o máximo, todos ganham com isso — elogiou Renato após a vitória sobre o Bahia.

Vanderlei, goleiro do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Vanderlei, goleiro do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A volta do mito?

Quando jogador do Santos, em 2017, Vanderlei esteve habituado a ter as maiores pontuações no Cartola FC, as chamadas “mitadas”. Pois retomou o “hábito” na quinta ao fazer 22,8 pontos e ser o principal nome do game na 9ª rodada.

Contra o Bahia, foram cinco defesas consideradas difíceis. No mundo real, de fato, salvou o Grêmio antes do primeiro gol, quando a equipe era pressionada pelo adversário. Também mostrou qualidade no início do segundo tempo, antes do Tricolor fazer 2 a 0.

Para o jogo contra o Fortaleza, o ge conseguiu confirmar o uso de titulares um pouco antes do fechamento do mercado. Assim, Vanderlei talvez não figure entre os principais nomes escalados.

A partida pela 10ª rodada do Brasileirão está marcada para as 16h deste domingo, na Arena. Com 11 pontos, mesma pontuação do rival, o Grêmio é o 11º colocado na tabela.



Veja também