O Grêmio recebe o Esportivo às 20h desta segunda-feira, na Arena, em duelo que pode garantir a classificação antecipada às semifinais do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Pelo quarto jogo seguido, o técnico Renato Gaúcho vai mandar a campo o time titular. E com algumas atrações também no banco de reservas, com expectativa pelas estreias de mais três caras novas.

Dos sete reforços contratados pelo clube, apenas três estrearam. Justamente os titulares Vanderlei, Victor Ferraz e Lucas Silva. Caio Henrique sequer foi apresentado, já que está no torneio pré-olímpico com a seleção brasileira. Faltam Thiago NevesDiego Souza e Orejula, todos já inscritos no estadual e totalmente integrados ao elenco.

Thiago Neves em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Thiago Neves em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Os três participaram dos treinamentos com bola nos últimos dias e podem aparecer ao menos no banco de reservas. Como chegaram após a pré-temporada, estão atrasados em relação aos demais na questão física. O aproveitamento deles vai depender de avaliação da comissão técnica e dos próprios jogadores, como revelou Renato.

Do trio, Thiago Neves é o que tem mais chances de começar jogando, ainda que sejam reduzidas. O meia pode aproveitar a brecha dada por Patrick, que ficou de fora do treino de domingo, ao menos na parte aberta para a imprensa. A tendência, porém, é que Renato opte por Thaciano no setor de criação.

Orejuela está treinando há mais tempo e ficou no banco contra o São José, mas disputa a posição com Victor Ferraz, de boas atuações nos três primeiros jogos. E na frente, Diego Souza pode ganhar alguns minutos no lugar de Luciano, que ainda não marcou gol na temporada e vem sendo criticado por seu rendimento.

Orejuela já ficou no banco na última rodada — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Orejuela já ficou no banco na última rodada — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

A escalação provável do Grêmio tem: Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz, Bruno Cortez; Maicon, Lucas Silva, Alisson, Thaciano (Thiago Neves), Everton; Luciano (Diego Souza).

Ainda que não seja uma estreia, Paulo Miranda será titular pela primeira vez no Grêmio este ano, na vaga de Kannemann, com um trauma no pé esquerdo. Em entrevista coletiva, o zagueiro destacou a qualidade dos novos reforços, mas manteve o mistério sobre a escalação.

– São jogadores de grande qualidade. Sabemos que vêm para nos ajudar. Creio que durante o dia a dia, no trabalho, o professor vai poder escolher a melhor opção para colocar dentro de campo. Começo de temporada é bastante difícil. Aqueles que chegam, vão nos ajudar bastante e dar conta do recado – comentou o zagueiro.

Vice-líder do Grupo B, com 6 pontos, o Tricolor garante ao menos uma o segundo lugar da chave com uma vitória. O Caxias, com 10, já garantiu uma das vagas. O Esportivo é o terceiro com cinco e precisa de ao menos um empate para se manter vivo na última rodada.



Veja também