
A um mês, Lucas Barrios ia aos microfones e informava sua saída do Grêmio, após a final do Mundial, nos Emirados Árabes. O clube, claro, já tinha esta decisão tomada anteriormente e, portanto, não foi pego de surpresa. Ou seja, pelo menos nos últimos 30 dias o Tricolor está no mercado em busca de um novo centroavante – talvez dois, nas palavras do presidente Romildo Bolzan Jr. A dificuldade é casar o nome desejado com uma proposta dentro dos padrões gremistas.
A intenção é não “fazer loucuras” para buscar o nome, uma política já recorrente. Mas que atrasa qualquer investida mais forte. O cenário ideal tem algum jogador livre no mercado ou a custo baixo. Poderia ser o caso de Facundo Ferreyra, argentino do Shakhtar Donetsk que fica livre em julho, mas o empresário diz não ter sido procurado pelo Tricolor. Se no mercado brasileiro os nomes são escassos e os valores altos, o clube mira os olhos para o mercado sul-americano.
– (A dificuldade é) Conseguir enquadrar um dos nomes desejados em uma proposta que seja viável – diz o vice de futebol Odorico Roman.
A busca por dois jogadores para o setor independe da renovação com Jael, já acertada. Ele estará na reapresentação do elenco, na tarde de quinta-feira, e será opção para o elenco, assim como o meia Cícero. Mas o Tricolor quer abrir ainda mais o leque no setor ofensivo e agregar capacidade de balançar as redes ao elenco. Os nomes que têm sido diariamente especulados não são os alvos gremistas, entretanto.
Sem dinheiro, o Grêmio é minucioso nas pesquisas. Munido de informações de softwares e análises, os dirigentes trabalham justamente para minimizar os gastos. E é também por essa razão que se cala quando a imprensa consulta nomes junto aos dirigentes. O objetivo é ter o mínimo possível de dificuldades.
Jonathan Alvez, do Barcelona-ECU, nome ligado ao Grêmio no Equador, tem acerto com o Junior de Barranquilla. Fernando Zampedri revelou uma proposta gremista, mas preferiu ficar no Rosario Central. Enquanto isso, o Tricolor contratou o atacante Alisson, os meias Thaciano e Thonny Anderson, o lateral-direito Madson e o zagueiro Paulo Miranda.
O elenco principal tricolor irá se reapresentar na quinta-feira. Até lá, a diretoria tenta sanar a “pendência” para o técnico Renato Gaúcho – após as saídas de Edílson e Fernandinho, as reposições foram buscadas. A vaga de Barrios, entretanto, segue aberta.