Envolto em uma crise no Brasileirão, o Grêmio encara na terça-feira a LDU, em Quito, no Equador, pela primeira partida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O rival gremista tem um título conquistado recentemente após a queda na fase de grupos da Libertadores e uma mudança no comando técnico.

Pablo Repetto deixou a LDU dia 16 de junho. Cerca de 10 dias depois, o argentino Pablo Marini foi anunciado como o novo comandante. Começou os trabalhos no início de julho e terá o duelo com o Grêmio como primeiro desafio.

Marini esteve no comando do Montevideo Torque, clube uruguaio que pertence ao Grupo City, durante a disputa da fase de grupos da Sul-Americana e tem no jogo ofensivo sua principal característica.

Pablo Marini, técnico da LDU  — Foto: Divulgação/LDU

Pablo Marini, técnico da LDU — Foto: Divulgação/LDU

A LDU não joga desde o dia 26 de junho, quando bateu o Barcelona de Guayaquil e se sagrou bicampeão da Supercopa do Equador. Nessa partida, Gabriel Di Noia, técnico da equipe B, foi o responsável por comandar a equipe interinamente. Depois da taça, inclusive, resolveu deixar o clube para buscar chance em times principais e disputar a primeira divisão.

A primeira etapa do Campeonato Equatoriano havia parado dia 30 de maio e reinicia a partir do fim da Copa América, no próximo fim de semana.

— O que se diz é que a LDU quer passar da fase da Sul-Americana, obviamente sabem que é muito difícil, creio que saiu a equipe mais complicada do sorteio para a LDU. Mas ainda há incerteza se vai ser prioridade — diz a jornalista Mayra Ubidia, da DirecTV.

LDU foi campeã da Supercopa do Equador — Foto: Divulgação/LDU

LDU foi campeã da Supercopa do Equador — Foto: Divulgação/LDU

A última escalação usada pela LDU teve Adrián Gabbarini; José Quintero, Luis Caicedo, Ordóñez e Christian Cruz; Alcívar, Piovi, Zunino, Jhojan Julio e Billy Arce; Luís Amarilla.

Os primeiros seis meses do ano foram complicados para a LDU. Ficou fora da briga pelo título na primeira parte do Equatoriano e acabou eliminado na fase de grupos da Libertadores. Atualmente é o 7º colocado na competição nacional, com 22 pontos, oito atrás do líder Emelec.

Dentro do elenco, a equipe passou por algumas mudanças pontuais. O atacante Cristian Martínez Borja foi negociado com o Junior Barranquilla após estar próximo do Bahia e deixou a LDU.

O volante Ezequiel Piovi ainda negocia uma permanência, já que está em reta final de contrato, mas deve permanecer. O lateral-direito Pedro Perlaza foi reintegrado ao elenco após uma negociação com a diretoria.

O clube também anunciou um reforço, o atacante Kevin Mercado, formado na LDU e atualmente no Necaxa, do México, por empréstimo de seis meses.



Veja também