O Grêmio ganhou um problema de última hora para o jogo com o Independiente, nesta quarta-feira, em Buenos Aires. A Recopa pode apresentar o time com uma equipe com três volantes (só na nomenclatura), embora a tendência seja pela manutenção tática e a presença de Alisson.
Sem Madson, retirado da lista da competição por lesão, Renato não tem tantas possibilidades assim. Poderia utilizar Leonardo na lateral para manter a ideia de Léo Moura adiantado pela direita. Mas não escalou o jogador em nenhuma oportunidade, o que torna a situação remota. Pelo que circula de informação no hotel da delegação, em Buenos Aires, Léo Moura deve mesmo ser o titular da lateral.
Depois da boa atuação na vitória sobre o Brasil de Pelotas, Alisson é o ficha um para ser titular pelo lado direito. Mesmo que não tenha a veia marcadora de Ramiro, é um jogador da função e atuou por ali no duelo da última semana. Sai na frente por manter a forma tática da equipe se defender e atacar, além do rendimento aprovado no Gauchão. Sua gana de jogar e mostrar serviço no momento também chamou a atenção de dirigentes.
– O professor Renato vai passar os últimos detalhes amanhã (terça) para na quarta estar todo mundo pronto para sair daqui com um grande resultado – comentou o lateral Bruno Cortez.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/02/13/campinho.png)
No entanto, Alisson está chegando agora no Grêmio. E Renato sempre preza por valorização do tempo de trabalho. Assim, a próxima hipótese tem Michel, Maicon e Jailson no mesmo time. Mas não se assuste, torcedor. Não quer dizer que o Grêmio será defensivo.
Jailson faria as vezes de Ramiro, aberto pelo lado direito, cumprindo a função de extrema. Embora pouco tenha sido utilizado por Renato por ali, aumentaria o poder de marcação do setor e teria ainda obrigações de chegar ao ataque como o titular. É bom lembrar que em seu passado na base Jailson era meia. No meio-campo, Michel, antigo titular, retomaria o posto ao lado de Maicon.
Outra alternativa, mais remota, encontraria resguardo em uma mudança de formação no meio-campo. Renato, na sua entrevista na última sexta, afirmou que a equipe não iria mudar a sua maneira de jogar. Em contrapartida, isso foi antes de perder Madson por lesão. E o 4-1-4-1 já foi usado em 2017. Alisson poderia entrar pelo lado direito, com Everton pela esquerda. Luan seria o atacante mais avançado.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/02/13/campinho_1.png)
No meio-campo, Jailson, Maicon e Cícero formariam o setor, com o capitão centralizado à frente da zaga e os outros dois mais avançados. Cobririam a marcação e também ganhariam funções ofensivas de chegar ao ataque e auxiliar Luan.
O último treino gremista antes da partida ocorre nesta terça-feira, no CT do Boca Juniors. Logo depois, o elenco tricolor segue para o Estádio Libertadores da América, onde irá fazer o reconhecimento do gramado.