
Depois de 22 dias, o Grêmio irá se apresentar novamente como uma equipe nesta quinta-feira. Em jogo-treino com o Sindicato dos Atletas do RS, é verdade, mas o primeiro dos dois testes planejados para o time titular durante a intertemporada. Após uma série de treinos físicos e técnicos, Renato poderá começar a mexer taticamente no Tricolor. E tem assuntos específicos a resolver para o recomeço do Campeonato Brasileiro, no dia 18, contra o Atlético-MG, na Arena.
O primeiro deles é definir o substituto de Arthur, prestes a deixar o clube e viajar para se tornar jogador do Barcelona – a expectativa era de viajar na sexta, o que ainda não está definido. Depois, em setor mais avançado do campo, é chance para observar variações na escalação com a presença do reforço Marinho. E avaliar quem será escolhido entre André e Jael para a titularidade.
O time deve começar com: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson (Maicon), Cícero, Ramiro, Luan e Marinho; Jael (André) – Everton foi liberado para acompanhar o nascimento do filho. Além do jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas do RS às 15h30 desta quinta, o Grêmio enfrentará o Corinthians em amistoso, no domingo, em São Paulo, às 11h.
– O professor deixa bem claro para todos os jogadores estarem preparados. Temos uma sequência grande de jogos. A hora que ele precisar, tem que estar preparado – destacou o volante Jailson.
Confira os pontos a serem ajustados nos dois testes:
Substituto de Arthur
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/v/7/t4wF2jRWW1ZaRVMF9PQg/43131408632-6c213039e5-o.jpg)
Arthur está de saída para o Barcelona (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Antes da parada para a Copa, em períodos nos quais Arthur não esteve disponível, Renato optou por Cícero no meio-campo, ao lado do capitão Maicon. No entanto, Jailson permaneceu no clube após negociação quase selada com o Santos e briga pela posição.
As outras opções são Michel, titular ano passado, mas machucado no momento, e Matheus Henrique, volante do time de transição com característica semelhante à de Arthur – ele estará indisponível nesta quinta por ter participado do empate com o Santos na noite de quarta, pelo Brasileirão de Aspirantes.
– Vou procurar trabalhar e me dedicar ao máximo nos treinamentos para estar à disposição. A gente sabe que é uma posição disputada, tem grandes volantes, tem Cícero, Matheus Henrique surgindo. Vou estar à disposição do professor Renato se ele precisar – apontou Jailson.
O capitão Maicon também não tem presença confirmada neste jogo-treino. Ele sentiu dores musculares por conta dos treinamentos e foi ausência nos últimos dois trabalhos. Pode se tornar uma baixa para o teste e dar chance para a dupla Jailson e Cícero ajustar movimentos. A reposição a Arthur se torna especificamente importante por conta da função exercida pelo volante, quase um armador mais recuado.
Marinho
Mais à frente, será a primeira oportunidade de ver Marinho. O reforço contratado na semana passada já está integrado aos treinamentos. Depois do seu primeiro trabalho com bola, na terça, ficou tempo a mais com Lincoln no campo do CT Luiz Carvalho para reforçar a parte física. E vai passar pelo primeiro teste tático, com uma equipe formada, nesta quinta.
Seja aberto pela direita, na vaga de Ramiro, ou sem o lateral-direito Léo Moura, com o volante recuado. A partida será a primeira amostragem mais forte do camisa 70 pelo Tricolor.
– A posição, o treinador sabe onde gosto de jogar, onde sempre joguei, no Vitória. Na China não foi diferente. O treinador conhece – disse Marinho, na sua apresentação, na última semana.
Duelo de centroavantes
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/07/04/43202531331_97502befe4_o.jpg)
André ainda não se firmou em 2018 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)
O Grêmio tem três centroavantes no elenco, mas dois surgem como os principais nomes: André e Jael – além deles, há Hernane. O primeiro é o maior investimento do ano, comprado por R$ 12 milhões junto ao Sport, mas não deslanchou. São dois gols em 13 partidas com a camisa gremista. O Cruel é o preferido da torcida e atingiu uma sequência de boas atuações. Tem cinco gols e sete assistências em 2018, além de estar bem tecnicamente.
A partir de agora, André será inscrito na Libertadores, competição pela qual não pode atuar no primeiro semestre. Nas principais partidas da temporada, Jael esteve sempre na escalação inicial. Os dois testes, contra Sindicato e Corinthians, darão os primeiros indícios da decisão do técnico Renato Portaluppi para a sequência do ano, embora a série de partidas decisivas de Copa do Brasil e Libertadores, em agosto, obrigue mudanças.
– Acho que tanto eu quanto o André, o Hernane, estamos trabalhando muito bem. O Renato sempre fala que quem se escala é o atleta. Cada um vai dar seu melhor nos treinamentos. E acho que ele vai ser coerente com a escolha. Independentemente de quem escolher, vai ser alguém que se dedica e trabalha muito – comentou Jael.