
Com time de transição, o Grêmio enfrentou o São Luiz no estádio 19 de Outubro pela estreia do Gauchão 2018 e ficou no empate de 1 a 1. Matheus Henrique abriu o placar, mas o Grêmio cedeu o empate nos acréscimos.
Escalação inicial: Grassi; Anderson, Paulo Miranda, Mendonça e Guedes; Balbino, Ancheta, Matheus, Lima, Pepê; Isaque
PRIMEIRO TEMPO
Recheado de garotos, o time do Grêmio foi pressionado pelo São Luiz, mas o Tricolor mostrou alguma boa postura mostrando alguns destaques. Apesar do time da casa estar melhor, aos 23 minutos foi o Grêmio quem abriu o placar com Matheuzinho que aproveitou uma sobra na área.
Aos 27, Bruno Grassi fez grande defesa, salvando o Tricolor em chuta a queima roupa. O Grêmio melhorou em campo, principalmente após o gol e assustava nos contra-ataques. O Imortal chegou a acertar a trave aos 45 minutos, mas o árbitro assinalou impedimento erroneamente.
SEGUNDO TEMPO
O time do São Luiz partiu para o ataque no segundo tempo, mas a defesa do Grêmio estava levando a melhor, conseguindo se livrar dos ataques do time adversário. O Tricolor não ficava apenas se defendendo e também buscava o ataque. O jogo era de poucas oportunidades de gol.
Aos 25, após cobrança de escanteio, Balbino cabeceou e acertou a trave do São Luiz e na sobra, Mendonça mandou para fora. A gurizada do Grêmio conseguia encaminhar o jogo do seu jeito. O time do São Luiz apresentou completo cansaço físico e não estava conseguindo reagir.
Aos 39 minutos, Paulo Miranda foi expulso, deixando o Tricolor com um a menos. Assim, o time da casa partiu para cima, pressionando até que aos 46 minutos, Ronaldinho Gramadense contou com desvio em chute para empatar o jogo nos acréscimos. Ainda no último lance, Gustavo Xuxa acertou o travessão de Bruno Grassi, quase virando o jogo.