Já na Venezuela, o Grêmio terá pela primeira vez uma mudança profunda na equipe sob o comando de Tiago Nunes. A partida com o Aragua, às 21h30 de quinta-feira, no Estádio Olímpico da UCV, em Caracas, pela Sul-Americana, será um teste de luxo para o elenco. Principalmente aos jovens.

Até o momento, Tiago Nunes usou 25 jogadores e se ateve mais aos titulares e às alternativas imediatas. Na Venezuela, estão 10 atletas que ainda não foram utilizados pelo treinador nas sete partidas até o momento. Dois deles, o atacante Pepê e o lateral Victor Ferraz, dispensam apresentações.

Por outro lado, será a oportunidade de observar um goleiro reserva, por exemplo. Brenno ficou fora da viagem. Adriel e Gabriel Chapecó disputam a vaga. E não só para o momento, mas também ao futuro, já que o titular foi convocado para a seleção olímpica e perderá algumas partidas.

Pinares, por exemplo, também vai para o primeiro jogo com Tiago Nunes e deve começar no meio-campo. Com as opções do banco de reservas, a lista de “estreantes” com o novo chefe se amplia: Guilherme Guedes, Victor Bobsin, Elias, Heitor e Emanuel.

Volante Fernando Henrique será uma das novidades na Venezuela — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Volante Fernando Henrique será uma das novidades na Venezuela — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Uma projeção de escalação tem Adriel (Chapecó); Vanderson, Paulo Miranda, Rodrigues e Cortez; Fernando Henrique, Darlan, Pinares (Guilherme Azevedo), Jean Pyerre e Léo Chú; Ricardinho.

— Estamos com o planejamento de temporada, então o grupo é fundamental, temos que ter um grupo grande. Tivemos uma particularidade, terminamos o clássico com oito jogadores formados na casa, é difícil acontecer e mostra o trabalho. Todo treinador gosta e quer um grupo grande, mas procuro valorizar quem está à disposição — destacou Tiago Nunes após o Gre-Nal.

Como o Aragua também vai usar a partida para dar rodagem a jovens do elenco, a partida se transforma em um grande laboratório dos dois lados. Mesmo para quem já atuou com o treinador, o duelo se torna um teste. Um empate garante o Tricolor na próxima fase.

Os pontas Guilherme Azevedo e Léo Chú estavam em alta antes da lesão muscular e da Covid-19, respectivamente, e procuram retomar este momento. A vaga na ponta direita, por exemplo, está ao alcance após a lesão de Luiz Fernando.

Quem está na Venezuela

  • Goleiros: Adriel e Gabriel Chapecó.
  • Laterais: Bruno Cortez, Guilherme Guedes, Vanderson e Victor Ferraz.
  • Zagueiros: Emanuel, Heitor, Paulo Miranda e Rodrigues.
  • Volantes: Darlan, Fernando Henrique e Victor Bobsin.
  • Meias: Jean Pyerre, Pedro Lucas e Pinares.
  • Atacantes: Elias, Guilherme Azevedo, Léo Chú, Pepê e Ricardinho.

Ricardinho, na segunda chance recebida, fez o gol da vitória no Gre-Nal do último domingo. Com Churín com desconforto muscular, também ganha importância dentro do elenco. E será titular pela primeira vez.

Tudo se torna uma observação para o restante da temporada. Tiago Nunes tem menos de um mês no comando do Grêmio e ainda está em avaliação dos atletas sob o seu comando até para entender as características de todo grupo.

As escalações de Tiago Nunes:

  • Ypiranga 2×3 Grêmio – 11ª rodada do Gauchão: Brenno; Vanderson (Rafinha), Paulo Miranda, Rodrigues e Bruno Cortez; Thiago Santos, Matheus Henrique (Darlan), Jean Pyerre (Lucas Silva), Léo Pereira (Léo Chú) e Ferreira; Diego Souza (Churín).
  • Lanús 1×2 Grêmio – Sul-Americana: Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Bruno Cortez; Thiago Santos, Matheus Henrique (Lucas Silva), Jean Pyerre (Maicon), Léo Pereira (Luiz Fernando) e Ferreira; Diego Souza (Churín).
  • Caxias 1×2 Grêmio – semifinal do Gauchão: Brenno; Rafinha (Vanderson), Geromel, Ruan e Bruno Cortez; Thiago Santos (Lucas Silva), Matheus Henrique (Maicon), Jean Pyerre, Léo Pereira (Luiz Fernando) e Ferreira; Diego Souza (Churín).
  • Grêmio 8×0 Aragua – Sul-Americana: Brenno; Rafinha, Geromel (Paulo Miranda), Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Pedro Lucas), Darlan, Maicon, Luiz Fernando (Ricardinho) e Ferreira (Guilherme Azevedo); Diego Souza (Churín).
  • Grêmio 2×0 Caxias – semifinal do Gauchão: Brenno; Vanderson (Rafinha), Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Matheus Henrique (Maicon), Thiago Santos (Lucas Silva) e Darlan; Ferreira, Luiz Fernando (Guilherme Azevedo) e Diego Souza (Churín).
  • Grêmio 3×1 Lanús – Sul-Americana: Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Matheus Henrique (Darlan), Thiago Santos (Maicon), Lucas Silva, Luiz Fernando (Guilherme Azevedo) e Ferreira (Léo Pereira); Churín (Diego Souza).
  • Inter 1×2 Grêmio – final do Gauchão: Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Fernando Henrique), Maicon (Darlan), Matheus Henrique, Luiz Fernando (Léo Pereira) e Ferreira; Diego Souza (Ricardinho).


Veja também