Desde as lesões de André e Jael, o elenco do Grêmio se viu órfão de um centroavante de ofício. Um meia, jovem, tem se firmado na posição e virou uma espécie de terceira via para o técnico Renato Portaluppi. Ex-atacante, o treinador dá orientações especiais a Thonny Anderson, autor de um dos gols na vitória por 3 a 2 sobre o Ceará, no último domingo, bem como camisa 9, mesmo. De cabeça, dentro da área, entre os zagueiros.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira no CT Luiz Carvalho, Thonny agradeceu as dicas preciosas do chefe. Segundo o atleta, um dos pontos principais que diferem as funções é um jogo de maior contato físico.
– O Renato vem me dando bastante oportunidades ali na frente, mais adiantado, vem passando algumas dicas. Ele vem me deixando bem à vontade, é bom que tenho marcado gols. Muda é que ali é mais contato físico, eu jogo mais de costas. É para me adaptar e está sendo com gols, o que é bom – apontou Thonny em entrevista coletiva.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/09/26/img_5722.jpg)
Thonny Anderson fez gol na vitória sobre o Ceará — Foto: Eduardo Moura
Para o jogo de sábado, a tendência é que seja titular novamente. Pepê, Douglas e Alisson completam o setor ofensivo. Everton tem participado dos treinos com o grupo que viajará ao Rio, mas não deve atuar no Nilton Santos. Thonny constantemente ouve de Renato para ficar na referência e não sair da área.
– O Renato me cobra muito para ficar dentro da área. Com a velocidade dos nossos pontas, do Cebolinha, do Alisson, do Ramiro, e com os laterais que chegam no fundo com qualidade, ele pede para eu ficar na área que a bola vai acabar sobrando – explicou.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/09/26/img_5658.jpg)
Thonny faz gol em treino — Foto: Eduardo Moura
Thonny chegou no início do ano como alternativa ao meio-campo. No entanto, é escalado diversas vezes como centroavante por Renato. Apesar de afirmar que não tinha a característica de uma referência, mostra desenvoltura nos treinamentos ao receber a bola de costas e girar sobre a marcação. Mesmo sem ser sua posição de origem, Thonny conseguiu ir às redes, o que facilita o processo de adaptação.
A atividade definitiva na escalação gremista ocorre na manhã desta quinta-feira, com portões fechados. Suspenso na Libertadores, Maicon reforça a equipe reserva. A provável escalação tem Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Bressan (Juninho Capixaba) e Marcelo Oliveira; Maicon, Thaciano, Alisson, Douglas e Pepê (Everton); Thonny.