O novo responsável pelo setor criativo do Grêmio já está em Porto Alegre, pronto para vestir a camisa 10 do clube gaúcho. Thiago Neves será apresentado na tarde desta terça-feira. Sonho antigo, chega para preencher uma lacuna deixada pela venda de Luan e a lesão de Jean Pyerre com experiência e “poder de decisão”.

Thiago Neves vestirá a camisa 10 no Grêmio — Foto: Reprodução / Instagram

Thiago Neves vestirá a camisa 10 no Grêmio — Foto: Reprodução / Instagram

O número 10 que foi usado por Felipe Vizeu na Libertadores do ano passado ficou reservado para o meia. Após os elogios do técnico Renato Gaúcho, se apresenta aos tricolores com status de titular.

O Tricolor já havia tentado a contratação de Thiago Neves no início de 2019. Voltou à carga neste começo de temporada quando viu o jogador se liberar do Cruzeiro. Os termos do acordo contêm vínculo até dezembro e cláusula de produtividade.

Números e contexto

Na temporada passada, o meio-campista atuou 41 vezes, deu sete assistências e anotou nove golsLuan, o terceiro na lista de goleadores do Grêmio, também marcou nove, mas em 36 jogos, e deu 10 assistências. Jean Pyerre, o titular da função em 2019, atuou em 39 oportunidades, balançou as redes seis vezes e deu sete assistências.

Números dos meias

Thiago NevesJean PyerreLuan
Em 201941 jogos, 9 gols e 7 assistências39 jogos, 6 gols e 7 assistências36 jogos, 9 gols e 10 assistências
Em 201854 jogos, 15 gols, 2 assistências40 jogos, 11 gols e 11 assistências
Em 201756 jogos, 17 gols, 14 assistências52 jogos, 18 gols e 12 assistências

— Gosto de estar sempre próximo do gol, participar do jogo também, fazer o time andar. Espero que com essa minha característica possa ajudar o Grêmio neste ano. Foi por pouco que não vim antes. Nada melhor que chegar em um clube onde todo mundo quer que você esteja. Feliz e em casa — comentou o meia para a Grêmio TV.

O fato é que o Grêmio precisava contratar um meia. Havia negociado com o Palmeiras o nome de Raphael Veiga, mas as mudanças no Verdão travaram a saída do atleta. O investimento seria superior ao feito agora pelo atleta de 34 anos.

Jean Pyerre está afastado desde setembro por lesão na coxa direita. Voltou a correr somente na segunda-feira. Luan acabou no Corinthians. Restavam apenas Patrick e Thaciano para a criação. Thiago Neves eleva o nível, na opinião do volante Lucas Silva.

— O Thiago não é mais um garoto, mas tem uma grande experiência, uma bagagem muito grande. E sabe lidar com os jogos decisivos. Isso acho que é algo que podemos explorar dele e ele também vai colocar em prática. Tenho certeza que vai somar muito para nós, pela pessoa e pelo jogador que é — garantiu o também companheiro no Cruzeiro.

A contratação de Thiago Neves foi viabilizada depois de uma análise no mercado e a posterior rescisão do jogador do Cruzeiro. Sem custos, o Grêmio passou a ver a transferência com bons olhos.

Thiago Neves em entrevista à Grêmio TV — Foto: Reprodução/GrêmioTV

Thiago Neves em entrevista à Grêmio TV — Foto: Reprodução/GrêmioTV

No segundo semestre de 2019, especialmente, o meia ficou marcado pelo rebaixamento da Raposa no Brasileirão, ao se envolver em diversas polêmicas fora de campo, entre elas a saída do técnico Rogério Ceni e o áudio enviado ao então gestor de futebol Zezé Perrella. Porém, segundo ele próprio disse à Grêmio TV, o ano é de “reconstrução”.



Veja também