Três jogos, três vitórias, seis gols marcados e apenas um sofrido. Os garotos do Grêmio têm cumprido a missão, sem deixar a torcida sentir falta dos jogadores do grupo principal. O desempenho é tão bom que receberão mais três partidas para confirmarem suas virtudes.

Kannemann, Maicon, Diego Souza e companhia retornam aos trabalhos na segunda-feira, assim como Renato Portaluppi. No mesmo dia, há o duelo contra o São José no gramado sintético do Francisco Novelletto.

Garotos do Grêmio venceram todas as partidas até o momento — Foto: Lucas Bubols/ge

Garotos do Grêmio venceram todas as partidas até o momento — Foto: Lucas Bubols/ge

Enquanto o grupo principal retoma os trabalhos físicos, os garotos receberão novas chances, embora alguns jogadores mais experientes possam atuar nestas partidas. Porém, os compromissos da próxima semana talvez sejam a última oportunidade de alguns mostrarem que estão prontos a serem alternativas para Renato.

Brenno virou uma realidade. Após as atuações irregulares de Vanderlei e Paulo Victor, o goleiro aproveitou as oportunidades e se tornou um dos destaques. Na vitória por 2 a 0 sobre o Aimoré na última sexta-feira, fez três defesas complicadas. Uma reunião da direção com seu representante discutirá a renovação de contrato, inclusive.

As próximas partidas do Grêmio

  • 22/03 – São José x Grêmio – 3ª rodada do Gauchão
  • 25/03 – Juventude x Grêmio – 6ª rodada do Gauchão
  • a definir – Grêmio x Pelotas – 7ª rodada do Gauchão
Brenno, goleiro do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Brenno, goleiro do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Darlan é o organizador do time. Já utilizado por Renato, inclusive como titular, tem como função dar ritmo às jogadas. Pode crescer no elenco, assim como Ferreira. O atacante têm confirmado suas virtudes ao lado dos mais jovens. São dois gols no período, que o colocam com três na temporada, artilheiro ao lado de Diego Souza e Guilherme Azevedo.

– O jogador de futebol precisa ter o lado intelectual, entender o jogo, saber o momento certo de atacar. O Ferreira está sempre bem posicionado, tem o drible – elogia o auxiliar Alexandre Mendes.

Guilherme Azevedo é outro que ganha pontos com as atuações. Também com espaço com o treinador, o garoto de 19 anos se destaca na construção das jogadas, dribles e finalizações.

Mas outros nomes ainda não têm sequência garantida no elenco de Renato. É o caso de Ricardinho. O jovem centroavante oferece ao time uma opção distinta no comando do ataque. Diego Souza e Churín ficam mais posicionados e gostam do choque com os adversários. Já o garoto é mais móvel, não fica preso à área. Mesmo assim, quando recebe, é oportunista. Diante do Aimoré, acreditou no lance e aproveitou a indecisão do goleiro Raul para marcar o segundo gol dele.

– Ricardinho é extremamente oportunista. Ele acreditou. Nos vídeos, sempre falamos para acreditar que a bola sobrará. Ele é um jogador de mobilidade. Temos que trabalhar um pouco mais as definições, como se portar na área. Falta um pouco, mas tende a evoluir. Quanto mais participar, melhor entenderá o jogo e lutará por uma condição do Grêmio – fala Mendes.

Pedro Lucas é elogiado, mas é considerado em formação — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Pedro Lucas é elogiado, mas é considerado em formação — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Léo Chú também espera mais chances para ser mais uma opção do meio para frente. A versatilidade é sua credencial para conquistar Renato. Já o meia Pedro Lucas, de 18 anos, tem visão de jogo e o passe como seus principais atributos, mas Alexandre Mendes alerta que ele ainda está em processo de maturação.

– Precisamos ter mais calma. Agora foi titular. É extremamente técnico, inteligente. Tem alguma dificuldade de posicionamento, que buscamos corrigir. Temos adequado para melhorar a intensidade. Ele sempre circula entre linhas. Tem um arremate muito bom de fora e aproximação. Enxerga bem o jogo. Com tempo, pode nos ajudar nos próximos jogos – projeta.

Nesta segunda, os garotos buscam manter os 100% de aproveitamento contra o São José e também convencer Renato. A partida será disputada às 20h no Francisco Novelletto pela terceira rodada do Gauchão.



Veja também