Terceira opção na lateral do Grêmio, Galhardo é testado na meia: “Não é mistério nenhum”

Jogador atuou como meio-campo na vitória sobre o Sindicato e lembrou início no Fla

7 de julho de 2019 - Às 08:27

O Grêmio buscou Rafael Galhardo, no início do ano, para ser mais uma opção para Renato Portaluppi na lateral direita. Léo Moura estava lesionado e Leonardo Gomes era o jogador com maior sequência de jogos. Porém, ao longo da temporada, Galhardo se tornou o terceiro na hierarquia da posição. A saída para pisar mais vezes em campo pode ser atuar em outras funções.

No jogo-treino deste sábado, diante do Sindicato dos Atletas, ele foi testado na meia direita. Embora não tenha sido um jogo de alta dificuldade como as partidas subsequentes prometem ser, Galhardo se saiu bem, e o Grêmio goleou por 7 a 0.

Segundo Galhardo, atuar pelo meio não é “nenhuma novidade”. Inclusive, começou a carreira de forma mais avançado.

— Eu, na verdade, sou meia de origem. No Flamengo, fui puxado para jogar na lateral, mas já joguei no meio — revela. — O Gabeira (Alexandre Mendes, auxiliar) perguntou para mim e para o Léo (Moura) se a gente podia fazer a dobradinha, e a gente disse que já havia feito no Flamengo. Para mim, não é mistério nenhum. Pude treinar e lembrar minha antiga posição.

Galhardo foi meia-direita no esquema 4-4-2 contra o Sindicato — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Galhardo foi meia-direita no esquema 4-4-2 contra o Sindicato — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A alternativa pode ser uma boa para Galhardo. A concorrência na lateral parece ser maior do que na linha de três jogadores de meio campo. Alisson é o titular, mas Montoya, o reserva mais recorrente no ano, foi para o Racing, da Argentina. Desde a saída de Ramiro, a posição está carente de dono.

Concorrência forte

Thaciano se candidatou para a vaga. Vico corre por fora. Tardelli sempre é candidato, mas não cumpre tanto a função defensiva. Galhardo jogou até mesmo como zagueiro no segundo tempo do jogo-treino contra o São José.

– Quando cheguei, disse que respeitava muito o Léo (Moura) e o Léo Gomes, que vêm fazendo um excelente trabalho. O Renato deixa claro que a oportunidade vai surgir para todos devido às três competições e o calendário curto. Na hora certa, a oportunidade vai aparecer, na lateral ou no meio campo. Quando você faz várias funções, fica mais fácil ter essas oportunidades – destaca.

O elenco gremista ganhou folga desde a tarde deste sábado até a tarde de segunda-feira. O grupo se reapresenta para o treino das 15h e, após, parte para a concentração. O objetivo, a partir de agora, é largar em vantagem contra o Bahia, na quarta-feira, na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. A partida ocorre às 19h15 na Arena do Grêmio.



Veja também