O time sub-23 do Grêmio disputa o sexto amistoso de fevereiro neste sábado, contra o Esportivo, em Bento Gonçalves. Esse giro tem uma razão muito clara. A tendência é que os garotos iniciem a disputa do Gauchão, na primeira semana de março. O ge lista abaixo em quem você deve ficar de olho da equipe gremista.

O departamento de futebol do Grêmio baterá o martelo se o time sub-23 começará o Gauchão até o fim da semana que vem. O fator que mudará o planejamento é ter ou não a vaga direta na Libertadores via Brasileirão.

Time sub-23 do Grêmio, o grupo de transição, deve começar o Gauchão — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

Time sub-23 do Grêmio, o grupo de transição, deve começar o Gauchão — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

Há uma remota chance de parte do grupo de transição disputar a última rodada do Brasileirão, contra o Bragantino, na quarta-feira, fora de casa. O time principal estará em preparação para a final da Copa do Brasil, que iniciará no domingo seguinte, dia 28, na Arena.

Após o primeiro duelo contra o Palmeiras, o Grêmio tem a estreia no Gauchão marcada para 3 de março, na Arena, recebendo o Brasil de Pelotas, pela segunda rodada do Estadual. É para essa partida que o time sub-23 se prepara.

São duas vertentes possíveis para o início do estadual: um elenco com os garotos e jogadores da equipe principal que voltam de lesão e pouco atuaram ou mantém a base do plantel que jogou essa temporada e insere alguns jovens.

A escalação base do Grêmio nos amistosos teve: Brenno; Felipe, Ruan, Emanuel (Heitor) e Guilherme Guedes; Lucas Araújo (Sarará) e Victor Bobsin (Fernando Henrique); Guilherme Azevedo, Pedro Lucas e Léo Pereira (Elias); Ricardinho. Vale a ressalva: Elias e Fabrício se recuperam de lesões e pouco atuaram.

O grupo de transição disputou cinco jogos desde o início de fevereiro. Teve uma vitória, um empate, três derrotas, quatro gols marcados e 11 gols sofridos. A série encerra neste sábado, contra o Esportivo, em Bento Gonçalves.

Os amistosos do time sub-23 do Grêmio:

  • 03/02 – Novo Hamburgo 4 x 1 Grêmio
  • 07/02 – Grêmio 1 x 0 Próspera-SC (gol de Ricardinho)
  • 12/02 – Grêmio 1 x 1 São José (gol de Guilherme Guedes)
  • 15/02 – Próspera-SC 2×1 Grêmio (gol de Victor Bobsin)
  • 17/02 – Criciúma 4×0 Grêmio
  • 20/02 – Esportivo x Grêmio

Quem ficar de olho

Victor Bobsin

Tido como uma das joias desde as primeiras categorias da base, Bobsin sofreu com lesões nos últimos três anos. O volante tem prestígio internamente, mas ao mesmo tempo o clube entende que essa será uma das últimas chances para o garoto galgar um espaço no time principal. Ele tem contrato apenas até o fim de 2021.

Victor Bobsin em ação pelo time sub-23, grupo de transição, do Grêmio — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

Victor Bobsin em ação pelo time sub-23, grupo de transição, do Grêmio — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

Fernando Henrique

Também da escola de volantes do Grêmio, Fernando Henrique é mais novo que Bobsin, tem 19 anos, e ganhou a posição no time titular. Tem como característica a bola longa com as duas pernas e a capacidade de dar passes verticais, mas também entrega marcação e intensidade ao setor. No fim do ano passado, renovou seu contrato até 2024.

Fernando Henrique no time sub-23 do Grêmio — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Fernando Henrique no time sub-23 do Grêmio — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Pedro Lucas

O meia foi representante do Grêmio no título mundial da Seleção sub-17, em 2019, junto com Diego Rosa, já vendido ao Grupo City. Pedro Lucas passou os últimos meses aprimorando a parte física, com objetivo de ganhar massa muscular. Ele tem sido usado como titular, é o principal articulador da equipe, com boa visão de jogo e efetividade nas finalizações.

Pedro Lucas ganhará chances no time sub-23 do Grêmio no início do Gauchão — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

Pedro Lucas ganhará chances no time sub-23 do Grêmio no início do Gauchão — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

Léo Pereira

Foi o destaque do último “pacotão de reforços” do time sub-23. Léo estava no Corinthians, mas pertence ao Ituano. Está emprestado até o final de 2021, com opção de compra de R$ 600 mil por 60% dos direitos do atleta. O Tricolor já pagou R$ 100 mil por 10%. O atacante costuma jogar pelas beiradas do campo no setor ofensivo, em perfil similar a Everton, Pepê e Ferreira, todos já no grupo principal.

Ricardinho

Com Da Silva emprestado ao Paraná, Ricardinho, de apenas 19 anos, se tornou o titular do time. É uma das apostas do Grêmio para a posição de centroavante, que não é especialidade na formação do clube nos últimos garotos lançados.

As escalações do time sub-23 nos amistosos:

  • 03/02 – Novo Hamburgo 4 x 1 Grêmio

A escalação não foi divulgada.

  • 07/02 – Grêmio 1×0 Próspera-SC (gol de Ricardinho)

Gabriel Chapecó (Adriel); Sarará, Heitor (Emanuel), Alison Calegari (Rafael Costa) e Guilherme Guedes (Vitinho); Fernando Henrique (Jhonata Varela) e Bitello (Luis Fernando); Léo Pereira (Vini Paulista), Pedro Lucas (Rildo) e Elias Manoel (Thayllon); Ricardinho (Da Silva).

  • 12/02 – Grêmio 1×1 São José (gol de Guilhermes Guedes)

Brenno (Gabriel Chapecó); Sarará, Alison Calegari, Heitor (Rafael Costa) e Guilherme Guedes (Vitinho); Fernando Henrique (Victor Bobsin) e Bitello (Jhonata Varela); Léo Pereira, Pedro Lucas (Felipe) e Thayllon (Vini Paulista); Ricardinho (Rildo).

  • 15/02 – Próspera 2×1 Grêmio (gol de Victor Bobsin)

Brenno (Vinícius Garcia); Felipe, Ruan (Heitor), Emanuel e Vitinho; Lucas Araújo (Léo Pereira), Victor Bobsin (Ericson) e Jhonata Varela; Guilherme Azevedo (Thayllon), Rildo (Ricardinho) e Vini Paulista (Alison Calegari).

  • 17/02 – Criciúma 4×0 Grêmio

Brenno; Felipe (Sarará), Heitor (Alison Calegari), Ruan (Emanuel) e Guilherme Guedes (Vitinho); Lucas Araújo (Pedro Lucas), Fernando Henrique (Victor Bobsin) e Bitello (Jhonata Varela) (Ericson); Guilherme Azevedo (Thayllon) (Léo Pereira), Léo Pereira (Vini Paulista) e Ricardinho (Rildo).



Veja também