Grêmio iniciou bem a temporada. Em dois jogos, duas vitórias, sobre São Luiz, pela Recopa Gaúcha, e Caxias, na estreia do Gauchão. Por mais que o time esteja em processo de entrosamento, dois jogadores já ganham maior destaque e são autores de todos gols tricolores: Luis Suárez e Bitello.

Nas duas vitórias até o momento, são seis gols a favor e dois contra. O uruguaio marcou quatro e o volante dois, com direito a uma assistência também. Ou seja, 100% dos gols do Grêmio até o momento.

Mesmo com poucas amostras, o Renato já tem esboçado suas ideias. Por exemplo, vem usando três peças no meio-campo, dois jogadores de velocidade pelos lados e um centroavante.

A principal expectativa para início de temporada era Suárez. E o uruguaio confirma tudo que se esperava. Luisito já havia dito em sua apresentação que não precisava de adaptação, mas a estreia com hat-trick impressionou.

Contra o Caxias, o centroavante fazia uma partida discreta. Os zagueiros grenás não deixavam ele respirar. Porém, quando teve um curto espaço, mostrou que é diferente ao girar dentro da área e bater colocado para virar o jogo para o Grêmio.

Suárez e Bitello comemoram gol na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Suárez e Bitello comemoram gol na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

– Um jogador (Suárez) inteligente, um goleador. Mas não é da noite para o dia que vai jogar tudo que sabe, ele vai se entendendo com os companheiros. Aos poucos vai evoluir e mais uns jogos vamos chegar no ponto que a gente quer – disse Renato.

Bitello viu a concorrência do setor aumentar com as contratações. Se no ano passado o jovem atuou como segundo volante, agora se posiciona mais avançado, como meia. Foi assim que pisou na área para fazer os dois gols. Após o jogo de sábado, o comandante rasgou elogios.

– É um jogador jovem que chega bem ao ataque, que ajuda a fechar o meio-campo. Ele tem qualidade, tem fôlego. Ele tem jogado bem, sempre quer a bola, tem feito gols. Está subindo de produção. Quando tem um jogador de qualidade, que jogava lá atrás e pode chegar mais próximo da área do adversário, fazer gols, dar assistências, tem que usá-lo onde pode render mais – exaltou o treinador.

Durante a Série B, Bitello talvez tenha sido o atleta do Grêmio que mais se destacou e, consequentemente, tem potencial de mercado, até pela idade. O clube aguarda uma possível oferta por ele, mas pode segurá-lo neste semestre, para valorizá-lo e no meio do ano vender por um preço maior.

Renato não descarta fazer alterações na equipe para rodar o time, mas também entende que é necessário dar sequência para entrosar o time titular. O treinador disse que pode poupar atletas fazendo alterações durante os 90 minutos.

Na próxima quarta-feira, o Tricolor recebe o Brasil de Pelotas, na Arena, a partir das 21h30. O grupo folga neste domingo e se reapresenta na tarde de segunda-feira e iniciará a preparação para a segunda rodada do Gauchão.



Veja também