
Próximo de atingir a meta de figurar entre os primeiros do Brasileirão quando a competição for interrompida pela Copa do Mundo, dia 13 de junho, o Grêmio mira agora outra vez a Libertadores. Não para entrar em campo, o que só ocorrerá em agosto, mas para conhecer seu adversário nas oitavas de final. No sorteio, marcado para hoje, no Paraguai, no qual o clube terá como representante o executivo André Zanotta, será preciso contar com a sorte para evitar o cruzamento com um time de maior tradição.
Segunda melhor campanha da primeira fase, superada apenas pelo Palmeiras, o Grêmio, no sorteio, irá figurar no pote 1. No 2, estarão equipes como Boca Juniors, Estudiantes, Independiente e Racing, todas argentinas, e o brasileiro Flamengo. Caso seja este o adversário sorteado, irá se repetir o adversário das quartas de final da Copa do Brasil. A única certeza por enquanto, é que o Grêmio disputará na Arena a segunda partida.
— Quem vier (como adversário) será ruim para todos. É uma etapa decisiva da Libertadores. Tivemos a competência de conseguir a classificação e a segunda melhor campanha. Fizemos bem o nosso papel — analisa o técnico Renato Portaluppi.
Seja qual for o adversário, ele será difícil, entende o diretor de futebol Alberto Guerra. Para o dirigente, está encerrada a fase em que havia “moleza” na Libertadores:
— Quem vier, precisaremos enfrentar de peito aberto. Quem quer ser campeão não pode escolher adversário.
O SORTEIO, TRANSMISSÃO E POTES
O sorteio da Libertadores acontece hoje a noite e qualquer time do pote 1 pode enfrentar qualquer time do pote 2. Não há nenhuma regra quanto a times do mesmo país ou que se enfrentaram na fase de grupos. O sorteio ocorre hoje às 21h e Fox Sports e SporTV transmitem.
Confira os potes para o sorteio:
Pote 1
Palmeiras
Grêmio
Libertad-PAR
River Plate-ARG
Cruzeiro
Corinthians
Atletico Nacional-COL
Santos
Pote 2
Cerro Porteño-PAR
Racing-ARG
Flamengo
Independiente-ARG
Tucumán-ARG
Boca Juniors-ARG
Estudiantes-ARG
Colo-Colo-CHI