Foto: Eduardo Moura

O Grêmio conquistou o pentacampeonato gaúcho a uma semana de estrear na Série B do Campeonato Brasileiro. É consenso geral que o título deu confiança ao elenco pra o principal objetivo da temporada. Mas para chegar até lá, Roger Machado precisou buscar inspiração inusitada na motivação.

Como de praxe, a comemoração se estendeu para além do campo, tomou o vestiário e chegou na coletiva do treinador, com o tradicional banho durante a entrevista. Neste momento, alguns jogadores falaram a frase “soltaram os bichos”, repetida por Lucas Silva no microfone da sala de imprensa.

Ao final da entrevista, Roger Machado explicou o motivo da expressão usada em tom de descontração pelos atletas. Na verdade, é algo originado das palestras antes dos jogos que o técnico faz.

Segundo o treinador, a inspiração veio durante uma conversa com o executivo Diego Cerri, quando não tinha encontrado ainda um “gancho” para motivar o os jogadores no pré-jogo do Gre-Nal vencido por 3 a 0, no Beira-Rio, ainda na semifinal.

Estava pensando no clássico do 3 a 0, a gente bem compactado, e ele (Cerri) me falou: “às vezes eles pareciam uns bichos dentro de campo”. Me veio a figura do Tonhão (Rodrigues), olho na bolha, concentrado, do Pedro (Geromel), que parecia que estava à espreita da busca de uma caça. “Está aí, trabalhamos para isso.

Quando abrirem a porta do vestiário, soltamos os bichos para o campo, agora eles que aguentem” – explicou o treinador.

Roger também revelou que não gosta de buscar inspirações através de críticas ou fatos que cheguem de fora do clube. Conforme relatou, a motivação precisa ser dos próprios atletas e comissão técnica.

Sempre ouço o ambiente para construir qual vai ser o elemento motivacional que vamos usar. Eu evito, do fundo do coração, quando há uma crítica, usar isso como elemento motivacional, não gosto. Para mim, nós como profissionais temos que ter motivação interna, não tenho que motivar pela crítica, vaia ou por nada. Tem que ser de dentro para fora – completou o técnico.

De folga neste domingo e na segunda-feira, os jogadores do Grêmio retornam aos trabalhos no CT Luiz Carvalho na terça. Agora com o penta do Gauchão, tudo é Série B. A equipe estreia no próximo sábado, contra o Ponte Preta, fora de casa, a partir das 16h30.



Veja também