As primeiras três partidas disputadas pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro ligam alerta e causam temor pelo futuro na competição. Na lanterna sem nenhum ponto conquistado, o Tricolor ao menos terá tempo para ajustes e um calendário sem viagens longas até o início do próximo mês.

O período agora livre significa aperto lá na frente, é verdade. Mas com o adiamento da partida contra o Cuiabá, inicialmente marcada para este domingo, o técnico Tiago Nunes terá tempo para corrigir os problemas do time. Serão sete dias entre a derrota para o Sport e o jogo com o Santos, pela 6ª rodada, na próxima quinta-feira, na Arena.

Sete dias não são suficientes para mudar a cara de uma equipe. Mas são providenciais em um momento que o Grêmio se perdeu na temporada. São três partidas sem marcar gol consecutivas, três derrotas no Brasileirão e um rendimento estagnado, algo admitido pelo próprio treinador.

Tiago Nunes voltará ao comando do Grêmio após se recuperar da Covid-19 — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Tiago Nunes voltará ao comando do Grêmio após se recuperar da Covid-19 — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Sem o jogo no fim de semana, o comandante poderá colocar a mão na massa e trabalhar questões táticas com tempo para os atletas se recuperarem fisicamente para o jogo.

– Precisamos retomar confiança, criar estabilidade, internamente, para paulatinamente melhorar a performance, voltar a jogar bem todo o jogo e voltar a vencer, que é o que mais interessa neste momento – destacou o treinador gremista.

Antes, o Tricolor já havia tido o confronto com o Flamengo, pela segunda rodada, também adiado pelas convocações dos jogadores rubro-negros. Depois do Santos, o Grêmio encara ainda o Fortaleza, dia 27, na Arena, o Juventude, dia 30, em Caxias do Sul, e o Atlético-GO, dia 4 de julho, novamente em casa.

A sequência de jogos do Grêmio

  • 24/06 – Grêmio x Santos – 6ª rodada do Brasileirão
  • 27/06 – Grêmio x Fortaleza – 7ª rodada do Brasileirão
  • 30/06 – Juventude x Grêmio – 8ª rodada do Brasileirão
  • 04/07 – Grêmio x Atlético-GO – 9ª rodada do Brasileirão

A maior viagem será o deslocamento de cerca de duas horas de ônibus para a serra gaúcha. Haverá, portanto, tempo para recuperação física e menos desgaste neste período de necessária resposta em campo.

Na lanterna do Brasileirão, o elenco do Grêmio ganhou o domingo de folga e volta a treinar na segunda-feira. Após a estreia contra o Sport, o atacante Douglas Costa segue como alternativa, mas ainda não deve ganhar oportunidade como titular.



Veja também