
O Grêmio se despediu da primeira leva de jogos do Brasileirão, em meados de junho, com uma satisfatória 5ª colocação na tabela, assegurada em meio a uma sina que obrigou Renato Portaluppi a escalar uma equipe com 11 desfalques no empate em 0 a 0 com o Sport, na Ilha do Retiro. O clube aguardava esperançoso pela pausa da Copa do Mundo para recuperar seu elenco para as decisões em série no segundo semestre. Mas a tarefa se mostrou um tanto infrutífera aos gremistas.
Ainda combalido por problemas médicos, o Tricolor deve ter cinco desfalques para encarar o Atlético-MG na próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão. Salvo reviravoltas de última hora, Maicon, Everton, Alisson, Lima e Michel não estarão em campo diante do Galo. Há ainda as indefinições sobre os quadros de Ramiro e Kannemann, que podem ampliar a lista para um total de sete baixas.
O argentino deixou o treino da última sexta-feira mais cedo e não foi a campo para a atividade de sábado. O volante, por sua vez, foi ausência dos dois treinamentos. A tendência, porém, é de que ambos fiquem à disposição da equipe, por não apresentarem lesões.
Os quadros dos demais demandam cuidados prolongados e frustram a missão gremista de usar os mais de 40 dias sem jogos para ter todo o elenco à disposição de Renato para a retomada do Brasileirão. O prório treinador afirmou antes do empate sem gols com o Sport que as baixas eram fator determinante para “impedir” que a equipe reeditasse o futebol que encantara o Brasil meses antes.
– O Grêmio não vem jogando aquele futebol que vinha encantando o Brasil. Não fico me queixando de jogadores que ficam fora. Mas temos jogado sempre sem quatro ou cinco titulares. É normal cair um pouquinho de produção. Agora, com a Copa, vamos recuperar os jogadores, a parte tática, parte técnica – disse o treinador, ainda em meados de junho.
O provável Grêmio para pegar o Atlético-MG tem: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Cícero, Ramiro, Luan e Marinho; André.
O planejamento foi concluído apenas em partes. O Tricolor foi a campo contra o Sport sem 10 jogadores: Michel, Maicon, Alisson, Hernane, Marcelo Oliveira e Maicosuel (problemas médicos), Kannemann e Luan (preservado), Pedro Geromel (convocado para a Copa) e Everton (suspenso). Dos lesionados à época, três seguem em tratamento no departamento médico.
Maicon até retomou os treinamentos, mas voltou a sentir dores na panturrilha direita. Alisson, por sua vez, chegou a atuar pelo time sub-23 no Brasileiro de Aspirantes e foi outro a ser reincidente na lesão muscualr da coxa esquerda. Michel fecha a lista ainda em recuperação de problema muscular. Os dois volantes já correm ao redor do gramado, mas não terão condições de jogo para quarta-feira.
Baixas do Grêmio
Jogador | Problema |
Maicon | Lesão muscular na panturrilha direita |
Everton | Desgaste muscular |
Lima | Pancada no joelho (não informado qual) |
Michel | Lesão muscular na coxa direita |
Alisson | Lesão muscular na coxa esquerda |
Everton, por sua vez, teria sua vaga no time titular assegurada, após cumprir suspensão, mas sentiu o desgaste físico depois do amistoso contra o Corinthians. Vale lembrar: o atacante havia se lesionado no empate sem gols no Gre-Nal e antecipou o prazo de retorno a campo ainda no primeiro semestre. A lista de lesionados é completa por Lima, que levou uma pancada no joelho.
Marcelo Oliveira e Hernane, todavia, estão liberados pelo departamento médico, ao passo que Maicosuel foi desligado do clube. Jailson, que permaneceu no clube após negociação com o Santos, Luan e Pedro Geromel estarão em campo contra o Galo.
As baixas, porém, causam preocupação moderada ao Grêmio. Há expectativa e até certeza de que o clube terá seu elenco à disposição para o mês de agosto, em que enfrentará uma maratona de nove jogos decisivos em 31 dias por Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Isso, salvo novas ausências.
Até lá, Renato se vira como pode para armar a equipe. O elenco gremista ganha folga neste domingo e se reapresenta para trabalho na segunda-feira. O Grêmio enfrenta o Atlético-MG na próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão.