Em busca de pontos para deixar o Z-4, o Grêmio se agarra no retrospecto positivo como visitante construído após a chegada de Felipão. O Tricolor enfrenta o Bragantino às 21h deste sábado, no Nabi Abi Chedid, pela 14ª rodada do Brasileirão, com vitórias nos três jogos que fez longe da Arena sob o comando de Luiz Felipe Scolari.

Mesmo recheado de desfalques, o time gaúcho conta com este 100% de aproveitamento para somar pontos em Bragança Paulista. Um dos motivos da sequência positiva é a recuperação do sistema defensivo. A equipe ainda não sofreu gols fora de casa com Felipão.

A justificativa está na ênfase que a nova comissão técnica direcionou ao trabalho na defesa. Até mesmo o esquema com três zagueiros entrou no repertório.

Só que o adversário desta noite tem um poderio ofensivo calibrado. O Massa Bruta tem o segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro. Soma 24 gols em 13 jogos disputados, média de quase dois por partida. Somente o Palmeiras, com 25, está à frente no quesito.

Felipão acerta últimos detalhes para jogo contra o Red Bull Bragantino — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Felipão acerta últimos detalhes para jogo contra o Red Bull Bragantino — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

No retiro em Atibaia, o sistema tático e a escalação contra o Bragantino foram trabalhados intensamente na atividade da última sexta-feira. Mesmo que a tendência seja de manutenção do 4-2-3-1, a postura mais defensiva não será alterada.

– Quando a fase infelizmente não está boa, temos que nos preocupar em não tomar gol. Nos fechamos lá atrás. O centroavante é o primeiro que começa a ajudar na marcação, a ajudar no posicionamento. A gente tem que se preparar e, quando tiver a oportunidade, tem que fazer o gol – comentou o atacante Ricardinho.

As únicas mudanças previstas para o jogo deste sábado se concentram justamente no setor defensivo. O principal deles é o retorno de Pedro Geromel. O zagueiro e capitão da equipe está recuperado de dores na região do quadril e participou das últimas atividades em São Paulo.

Grêmio fora de casa com Felipão

  • 13/07 – LDU 0 x 1 Grêmio – Copa Sul-Americana
  • 17/07 – Fluminense 0 x 1 Grêmio – Brasileirão
  • 27/07 – Vitória 0 x 3 Grêmio – Copa do Brasil
Fernando Henrique foi poupado e agora retorna ao time — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Fernando Henrique foi poupado e agora retorna ao time — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Poupados contra o Vitória, Fernando Henrique e Bobsin também devem voltar ao time titular. Darlan, destaque na terça-feira, fica no banco de reservas.

Em quarto lugar no Brasileirão, o Bragantino defende invencibilidade em casa. Pela comoetição, empatou cinco jogos e venceu uma vez como mandante.

No Z-4, o Tricolor é o 19º colocado. O time gaúcho pode terminar a rodada ganhando uma posição. Mas precisa somar os três pontos e o América-MG perder para o Atlético-GO no domingo.



Veja também