A gelada noite desta terça-feira será apenas a terceira partida de Felipão no comando do Grêmio. Mas a identidade do Tricolor com o técnico já está bem desenhada e passa por sua prova de fogo (até agora) na Arena, contra a LDU, na segunda partida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

O motivo é bastante simples. Se a partir das 19h15 a segurança defensiva mostrada pela equipe até então for mantida, o Grêmio estará garantido nas quartas de final da competição.

Felipão definiu, mesmo sem muito tempo para treinar, uma maneira mais cautelosa para a equipe se posicionar em campo e buscar os resultados. Até agora conseguiu um empate e duas vitórias. E nas três partidas o Grêmio não sofreu gols. Um contraste em relação ao modelo adotado nos últimos anos, de posse de bola e futebol no campo do adversário.

— Desde de 2016, o Grêmio jogava de uma forma que tinha a posse de bola e fazia o adversário marcar mais. E o Felipão está implantando um outro modelo de jogo com uma saída mais rápida do sistema defensivo — destacou Alisson.

Felipão em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Gremio

Felipão em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Gremio

A solidez defensiva é um dos pontos considerados pelo treinador para, aos poucos, deixar a situação problemática na tabela, especialmente no Brasileirão, e atingir um nível de maior tranquilidade. A palavra de ordem é de “competitividade”. E isso pode também funcionar para as competições de mata-mata.

— É um elenco em transição, com treinador novo, com uma visão de futebol mais pragmática de jogar bola, que busca resultado e muita competitividade. Um treinador que tem essa característica — apontou o presidente Romildo Bolzan em transmissão ao vivo nas redes do clube.O Grêmio tem condições de disputar as duas copas. Vejo o elenco capaz de competir. Não sei se vai ser campeão, mas nesse ano vamos manter uma coisa que é extremamente importante: vamos competir. Competir.— Romildo Bolzan

Grêmio com Felipão

  • Grêmio 0x0 Inter – Brasileirão
  • LDU 0x1 Grêmio – Sul-Americana
  • Fluminense 0x1 Grêmio – Brasileirão

Aliás, tanto é verdade que Felipão deve repetir a escalação da vitória sobre o Fluminense, no último sábado, nesta terça-feira. Douglas Costa segue fora e deve retornar apenas no fim de semana, contra o América-MG, pelo Brasileirão. E o Tricolor vai na velocidade

Como venceu o jogo de ida, em Quito, por 1 a 0, o Tricolor joga por um empate para avançar às quartas de final. Já a LDU precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga no tempo normal ou por um, desde que marque dois ou mais gols. O placar de 1 a 0 para os equatorianos leva a decisão aos pênaltis.



Veja também