Folclórico, Renato Gaúcho costuma ser transparente nas entrevistas coletivas, sem esconder o que pensa. Aos poucos, consegue confirmar em campo o próprio discurso. Após um período de turbulência no Brasileirão, o Grêmio parece ter enfim decolado. A sequência invicta já faz o time lutar pelo G-4.

A última derrota na competição foi em 10 de agosto, quando levou 3 a 1 do Flamengo no Maracanã. Desde então, está invicto há seis partidas, com três vitórias consecutivas.

O último triunfo foi em grande estilo. Na noite de sábado, o Grêmio aplicou 3 a 0 em cima do Santos, em plena Vila Belmiro, com gols de Luan, Pepê e Everton. Após o jogo, Renato repetiu um chavão pessoal: o “Grêmio tem o melhor futebol do Brasil”.

– Não é surpresa para mim. Quando falo que jogamos o melhor futebol do Brasil dizem que estou menosprezando. Não menosprezo ninguém. Meu time não escolhe adversário e nem local. Perdemos muitos pontos importantes no começo. Agora, estamos só em duas competições recuperando pontos. Podemos recuperar, treinar e descansar. Buscamos as vitórias e, no mínimo, o G-4 – declarou.

Envolvido em três competições à época – Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil –, o Tricolor patinava no começo do nacional. O time, inclusive, esteve próximo a zona de rebaixamento. A primeira vitória só ocorreu na sexta rodada, quando superou o Atlético-MG por 1 a 0.

Invencibilidade do Grêmio

Jogo Data
Grêmio 1 x 1 Palmeiras 17/08
Grêmio 2 x 1 Athletico 24/08
São Paulo 0 x 0 Grêmio 31/08
Cruzeiro 1 x 4 Grêmio 08/09
Grêmio 3 x 0 Goiás 15/09
Santos 0 x 3 Grêmio 21/09

Com 31 pontos, o Tricolor já ocupa o sétimo lugar na competição. Está a cinco do Inter, o quarto na tabela, e a 14 do líder Flamengo. O desempenho atual também empolga os dirigentes.

– O time engrenou, consolidou. Está mais compacto e agora dá resultados bons. Fazer 3 a 0 é sinal o que começou a decolar – afirma o diretor de futebol Deco Nascimento.

Embalado, o Grêmio enfrenta o Avaí na próxima rodada do Nacional. A partida, válida pela 21ª rodada do Brasileirão, será nesta quinta-feira, às 20h, na Arena.



Veja também