De forma direta e sem mistério, Renato Portaluppi se antecipou aos jornalistas para revelar, após o empate em 1 a 1 com o América-MG pelo Brasileirão, uma notícia que nenhum torcedor gremista gostaria de escutar num sábado: Luan e Everton estão fora da viagem para a Argentina e, consequentemente, serão desfalques para o então jogo mais importante do ano. Sem a dupla de craques, artilheiros do time, o treinador terá de promover mudanças significativas na equipe titular para terça-feira.

Os treinos na manhã deste domingo em Porto Alegre e o de segunda, já em Buenos Aires, definirão as peças que entrarão em campo para buscar um bom resultado na luta por uma das vagas à decisão da Libertadores. Sem os atacantes, Ramiro, Matheus Henrique, Pepê, Thaciano e Jean Pyerre aparecem como os principais postulantes às vagas.

As duas principais peças do time não se recuperaram a tempo de integrar a delegação na Argentina. Everton se recupera de uma lesão muscular na coxa direita, enquanto o camisa 7 convive com uma fascite plantar.

– O Luan e o Everton estão fora da viagem. Ainda sentem muito. O Everton provou que não está 100%. Não adianta forçar a barra. Temos que pensar ou arrebenta. Eles não viajarão e ficarão em Porto Alegre. Os demais… Vamos fazer o seguinte, vocês correm atrás das notícias – disse quase ao término da entrevista.

“O Luan e o Everton estão fora da viagem. Ainda sentem muito. O Everton provou que não está 100%. Não adianta forçar a barra. Temos que pensar ou arrebenta” (Renato)

Sem a dupla, Renato pensa em como montar a equipe para conquistar um bom resultado. Ramiro é titular, um dos seus homens de confiança. Porém, se recupera de lesão no joelho direito. Ainda não participou de um treino com o restante dos companheiros e precisa do aval do departamento médico para estar em campo. Caso seja liberado, atuará aberto pelo lado direito, com Alisson pela esquerda.

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Thaciano até chegou a aquecer, mas permaneceu ao longo do duelo no Independência no banco de reservas. O que, em tese, o credencia a atuar em solo argentino. Polivalente, atua tanto centralizado na trinca de meias, como auxilia na marcação, de volante. Após a partida, evitou confirmar se ganhará nova oportunidade:

– O Renato sempre joga aberto comigo. Quem ele optar, dará liberdade. Os estudaremos bem.

Matheus Henrique esteve em campo ao longo do embate em Belo Horizonte. Apesar da falta de entrosamento do time reserva, acabou como um dos destaques. Além de cumprir sua função atrás, surgiu ao ataque, com passes de qualidade e uma jogada de efeito. Aos 27 minutos, limpou a marcação e tentou encobrir João Ricardo, mas a bola saiu alta. Neste caso, Cícero atuaria mais avançado entre os meias.

Grêmio tem dúvidas para jogo com River — Foto: Infoesporte

Grêmio tem dúvidas para jogo com River — Foto: Infoesporte

Pepê é a opção de velocidade, com perfil semelhante ao de Everton – tem o drible como um dos trunfos. Outra alternativa é Jean Pyerre. Joia da base, tem recebido pontos com o chefe desde que entrou na derrota por 1 a 0 para o Inter. Autor do gol gremista no Horto, ainda deu outras três finalizações.

Além da dupla, André, com apendicite, está fora. Marinho, com uma entorse no tornozelo direito, assim como Ramiro e Léo Moura (que apresentou um desconforto na panturrilha esquerda) são dúvidas. Marcelo Grohe, Cortez e Kannemann estão à disposição e vão para o jogo.

Dupla de peso

Everton é o artilheiro do Grêmio no ano — Foto: Alexandre Loureiro/BP Filmes

Everton é o artilheiro do Grêmio no ano — Foto: Alexandre Loureiro/BP Filmes

O peso de uma possível ausência dos atacantes é ressaltado nos números. Dos 98 gols gremistas na temporada, a dupla é responsável diretamente por quase 30% (28,5%), sem contar as assistências. Principal jogador na temporada, Everton balançou as redes 17 vezes, enquanto Luan, 11 (confira os números abaixo).

O peso dos desfalques

Everton Luan
Jogos 43 40
Gols 17 11
Assistências 5 11

O exercício deste domingo começará a mostrar o que Renato pretende. A atividade ocorrerá pela parte da tarde, com o embarque a Argentina à noite. Na segunda, o único treino em solo hermano. Nesta terça-feira, inicia a disputa das semifinais contra o River Plate. A partida será disputada às 21h45 (horário de Brasília), no Monumental de Nuñez.



Veja também