Principal reforço do Grêmio para 2021 e um dos mais altos investimentos nos últimos anos, Douglas Costa ainda não conseguiu demonstrar suas melhores qualidades desde o retorno ao clube do coração. Em 14 jogos nos quais esteve em campo, ainda não registrou nenhum gol ou assistência.

Desde que teve o nome regularizado na CBF para atuar no futebol brasileiro, o meia-atacante poderia ter feito 25 partidas pelo clube. Por conta de lesões e da folga para seu casamento, acumula 14, ou 56% do total.

Se a disponibilidade de Douglas Costa for avaliada pelo tempo em campo, o aproveitamento é ainda pior. Jogou apenas 888 minutos de um total de 2.250 possíveis. Uma taxa de cerca de 39% de utilização.

Douglas Costa em derrota do Grêmio para o Flamengo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Douglas Costa em derrota do Grêmio para o Flamengo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Douglas Costa teve passagens de destaque por Shakhtar Donetsk, Bayern de Munique, Juventus e também com a camisa da seleção brasileira desde que foi revelado nas categorias de base do Grêmio. O maior problema no Velho Continente, e que o atrapalhou nos clubes onde passou, foi a série de lesões.

Até por isso fez muita força para voltar ao Brasil. Conversava diretamente com o ex-técnico Renato Portaluppi em busca de uma chance para viabilizar o acerto e defender novamente o Grêmio.

Elogios e conselhos

Mesmo que seja o maior salário do clube e ainda não tenha encontrado sua melhor produção dentro de campo, a postura do jogador é elogiada por quem acompanha o dia a dia do CT Luiz Carvalho.

Aos 30 anos, serve como referência para os meninos que subiram das categorias de base e também é frequentemente buscado por eles em busca de conselhos. Mas também transita bem com os jogadores mais veteranos, como Rafinha, seu ex-companheiro de Bayern.

Em tratamento para uma lesão muscular na coxa esquerda sofrida contra o Flamengo, a previsão é de que Douglas Costa volte a ser utilizado nos últimos dias de setembro. Há otimismo entre direção e comissão técnica de que o jogador possa voltar antes do prazo projetado pelo departamento médico.

Douglas se apresenta junto ao elenco tricolor na manhã desta segunda-feira para mais uma sessão de recuperação à lesão na coxa. Ainda que o Grêmio tenha mais seis dias até o jogo contra o Ceará, é improvável que esteja na relação para a partida de domingo, às 11h, na Arena.



Veja também