Jogador mais valioso da Libertadores de 2017 pelo Grêmio, Luan conta com moral de sobra até para encantar os grandes astros do futebol. Como Ronaldinho Gaúcho – curiosamente outra joia lapidada no Tricolor antes de ganhar o planeta, em 2001. Em uma longa entrevista recente à revista britânica FourFourTwo, o craque, eleito duas vezes o melhor do mundo, enche de elogios o camisa 7 a ponto de “pedir” sua contratação para o Barcelona.

A opinião de R10, claro, tem peso de sobra, em especial para o clube culé. Ídolo da equipe catalã, Ronaldinho é ícone da geração que elevou de patamar o Barcelona, a partir da conquista da Liga dos Campeões de 2006, e hoje é embaixador do clube. Na entrevista, o jogador de 36 rasga elogios ao estilo e à criatividade de Luan.

Foto: Lucas Uebel

– Luan é muito bom. É criativo, diferente. Ele tem muita habilidade e pensa diferente. Ele logo estará na Europa. Eu quero ele no Barcelona, porque o estilo dele se encaixaria muito bem na Espanha e no Barcelona, também. Para um zagueiro brasileiro, é muito difícil jogar na Espanha, mas para um atacante é mais fácil. Ele encaixaria muito bem lá – afirma R10, à FourFourTwo.

O elogio de Ronaldinho vai ao encontro do bom momento vivido pelo gremista na temporada. Após um início irregular, Luan voltou a apresentar o futebol que o levou à Seleção na conquista do ouro olímpico no ano passado nas últimas partidas. O atacante marcou três gols nos últimos dois jogos pelo Grêmio– duas vezes, no 3 a 2 sobre o Iquique, e uma, no 5 a 0 aplicado no Veranópolis. Ao todo, o camisa 7 soma seis tentos em 12 jogos na temporada.

Luan mantém, assim, o protagonismo que apresentou ao menos nas duas últimas temporadas pelo Grêmio, em especial na conquista do penta da Copa do Brasil, em 2016. O atacante foi promovido ao grupo principal do Tricolor em 2014 e vive seu auge na carreira, em especial após a conquista do ouro olímpico. O Barcelona, aliás, manifestou interesse em seu futebol antes mesmo da disputa dos Jogos do Rio, mas as tratativas não evoluíram.

No começo do ano, o clube recusou uma proposta de 15 milhões de euros (cerca de R$ 50 milhões) pelo atleta – a expectativa é de arrecadar ente 25 e 30 milhões de euros com a venda do jogador, tido como o mais valioso da Libertadores pelo site transfermarkt, especializado no mercado de futebol. Entre tanto holofote, o Grêmio já trata negocia para renovar seu vínculo, que se encerra ao final de 2018.



Veja também