Foto: Lucas Uebel

Em pouco menos de um mês, a janela de transferências europeia será aberta, e os clubes do Velho Continente devem apertar o cerco aos brasileiros. Atento a isso, o Grêmio segue em tratativas e, pouco a pouco, confia na renovação com o atacante Luan, nome que começa a ser cogitado com mais frequência nos noticiários internacionais. Segundo o presidente Romildo Bolzan Júnior, trata-se de um jogador com potencial de “melhor do mundo”.

“(Luan) É um dos grandes jogadores brasileiros. Tem jogado de forma esplendorosa. Neste nível, pode não ser o melhor do Brasil, mas melhor do mundo”. (Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio)

A preocupação tricolor reside na extensão do contrato do atleta, que vai até setembro de 2018. Como em março ele pode assinar com qualquer clube sem custos, a demora pela renovação pode atrapalhar justamente na possível venda, já que os valores oferecidos diminuem com a proximidade do fim do vínculo.

– Temos conversado. Essas coisas que faltam são pequenas, mas precisam ser ajustadas. Qualquer coisa mal dita pode criar alguma situação – comentou Romildo na noite de segunda-feira, na Arena, antes do jogo com o Bahia. – (Luan) É um dos grandes jogadores brasileiros, que de certa forma tem jogado as últimas partidas de forma esplendorosa. Jogando neste nível permanentemente, pode não ser o melhor do Brasil, mas melhor do mundo. No começo do Campeonato Brasileiro ele tem jogado isso.

Em meio a negociações para selar sua renovação, Luan desperta o interesse de clubes europeus. O Liverpool, da Inglaterra, já sinalizou como potencial destino para o atleta, dono de 12 gols em 24 jogos na temporada. O presidente Romildo Bolzan, por sua vez, contemporiza ao falar da cobiça pelo camisa 7 e limita-se a dizer que o time pode manter o nível com até duas saídas. O discurso é reverberado pelo vice de futebol Odorico Roman.

– Tem muita especulação de empresário. Não sabemos o quanto isso é real. Telefonam 10, 15 empresários por dia. Não temos segurança de que pode ser algo concreto. Ano passado foi isso nas duas janelas e não aconteceu nada – afirma o mandatário. – Estamos analisando com muito cuidado esse assunto. Temos uma janela pela frente. Sabemos que os jogadores do Grêmio são cobiçados, já temos algumas sinalizações de observações que estão sendo feitas. Então nós temos que ter muita calma nesse momento para não desmontarmos o time por qualquer motivo.

O contrato de Luan

O término do vínculo em setembro de 2018 dá poder ao jogador e seu representante, Jair Peixoto, nas conversas para a renovação. Até o momento, o aumento salarial e bônus já estão acertados. Há, porém, uma diferença substancial no que pensam clube e agente quanto à multa rescisória. O Grêmio quer aumentá-la para 25 milhões de euros. A posição de Peixoto, porém, é deixá-la próxima dos 20 milhões, para estar em um valor mais razoável dentro do atual mercado.

Embora melhor jogador do Grêmio, Luan já tem 24 anos, o que pesa contra um investimento alto dos clubes europeus. Como começou tarde nas categorias de base, acabou por brilhar também mais velho. E os compradores do Velho Continente consideram muito este fato no momento de colocar um valor alto nas suas contratações.



Veja também