Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

A vitória do Grêmio por 3 a 0 no clássico 436, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho, neste sábado, mostrou melhoras na equipe, principalmente pela efetividade. O técnico Roger Machado reconheceu a evolução e vê que o Tricolor está no caminho certo para a temporada.

A lembrança da derrota para o Inter na primeira fase do Gauchão já deu lugar para o triunfo gremista neste sábado. Fora de casa, Roger voltou a usar três volantes, empurrou Campaz para o lado direito e deslocou Elias para a ponta esquerda.

As mudanças surtiram efeito e fizeram o treinador acreditar ter encontrado o modelo ideal para a equipe. Após a partida, Roger Machado falou sobre o encaixe dos jogadores e o esquema usado para o clássico.

Há mais elementos a ser observados, mas como falei para o (Diego) Cerri (diretor executivo), acho que encontramos o caminho.
— Roger Machado

– As definições são jogo a jogo. Mas é difícil encaixar tudo de uma vez só. Muitos movimentos preciso testar nos jogos, porque semanas como esta, que eu pude desde o primeiro dia bater em cima do tripé de meio, não vão ocorrer em muitos momentos e temos que ter o discernimento no jogo para acertar e errar – relatou o comandante.

Logo no início da entrevista coletiva, o técnico já começou a fazer as comparação entre a vitória deste sábado e o fracasso no primeiro Gre-Nal, no dia 9 de março. Em relação àquele jogo da nona rodada do Gauchão, o time teve quatro modificações em todos os setores do campo.

Nos dois tempos do jogo deste sábado, o Grêmio aproveitou as falhas do Inter e foi rápido nos contra-ataques. Ao analisar a atuação da equipe, Roger Machado disse que o time soube aproveitar melhor as oportunidades e encaixou a marcação.

– Conseguimos realizar e transformar as possibilidades de gols. Diferente do primeiro jogo, que também tivemos menos a bola que o Inter, mas não conseguimos ser tão contundentes como fomos hoje. Sair na frente gera instabilidade no adversário, dúvida. Mas também os encaixes de marcação melhoraram. O “timing” dos nossos defensores foi melhor – concluiu.

O Grêmio tem a vantagem para o jogo de volta e pode perder até por dois gols de diferença que avança para a final do Gauchão. Na manhã deste domingo, os jogadores se reapresentam e iniciam a preparação para o próximo Gre-Nal. Na quarta-feira, recebe o rival na Arena às 22h15.



Veja também