Foto: Luciano Maciel/Grêmio

As alternativas do Grêmio para os lados do ataque em relação às projeções do início do ano deram uma resposta rápida ao técnico Roger Machado. O técnico corrigiu os rumos do setor e tem dois “novos” titulares para a posição. Elias, autor do primeiro gol sobre o CRB, e Gabriel Teixeira se destacaram nas últimas partidas.

O duelo contra os alagoanos foi o primeiro dos dois juntos na escalação inicial. Enquanto Biel começou os três jogos mais recentes, Elias havia entrado na vaga de Campaz nos intervalos contra Operário e Guarani.

A escolha na ponta direita, especificamente, até ocorreu após uma análise de possível postura do rival, segundo o treinador. Mas também tem relação com o desempenho de Elias.

O CRB não seria um time que viria para se defender. Aliado a isso, o bom momento do Elias. Não poderia deixar de observar. Foi o momento e a estratégia. Fico feliz. Elias é um menino trabalhador. Para mim, ele é beirada. Às vezes, escolhemos a posição, e noutras, a posição nos escolhe – comentou Roger.

As assistências de Biel

No sábado, Elias abriu o placar com participação de Biel no lance – o reforço que veio do Fluminense também deu assistência para o gol de Bitello. Em Ponta Grossa, o camisa 17 foi o responsável pelo passe para o gol do atacante.

Aliás, Gabriel Teixeira já soma três assistências em três partidas e se isolou como vice-líder na estatística, atrás apenas do lateral Nicolas, que tem sete.

O garoto de 21 anos foi uma indicação de Roger, que o treinou no Fluminense no ano passado. Justamente por conhecer o potencial e as características do meia-atacante, que reveza entre lado e centro do campo.

Não tinha dúvida que Biel estava pronto. Muito recurso técnico, pressão alta dentro do campo de ataque, capacidade de jogar em bloco. Não tem dificuldade de fazer jogo físico. Que bom que ele tem entrado e nos ajudado a levar o time para frente – avaliou o técnico gremista.

Elias, do meio para o lado

A mudança de Roger no ataque corrige os rumos do setor em relação à expectativa para 2022. No começo do ano, Ferreira e Campaz – ou Janderson – eram os nomes na frente na corrida por aproveitamento. Atualmente, o primeiro trata dores na coxa direita enquanto os outros dois ocupam o banco de reservas.

Elias foi bastante utilizado como centroavante pelo treinador na necessidade, sem a figura de Diego Souza. Mas depois do retorno do titular, o jovem passou a ser opção pelos lados. E deu uma nova configuração às alternativas para o setor.

Ele (Roger) me deu muita confiança nos treinamentos. Consegui fazer meu melhor jogo (contra o CRB), marcar e fazer o gol. Na base, joguei muito como ponta. Eu sei bem atuar pelos lados, mas consigo fazer por dentro também.
— Elias

No elenco, o Grêmio tem disponível no momento Gabriel Teixeira, Elias e Janderson para atuar pelos lados, além de Campaz, que na origem é um meia centralizado. Há ainda Ferreira, em recuperação de lesão e sem previsão de retorno.

Jhonata Robert se recupera de cirurgia no joelho direito e dificilmente atuará tão cedo Já Guilherme, do Al Dhafra, dos Emirados Árabes, deve chegar na janela de julho.

O Grêmio retoma as atividades nesta terça-feira e se prepara para o duelo com o Cruzeiro, no domingo, no Independência. O Tricolor está na liderança da Série B, com os mesmos 10 pontos dos mineiros e do Bahia, ambos atrás por conta do saldo de gols.



Veja também