A goleada do Grêmio sobre o Operário trouxe ao técnico Roger Machado o questionamento a respeito do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, somada a outros resultados, o Tricolor terminou a rodada com 10 pontos de vantagem em relação ao Londrina, quinto colocado.

Não apenas isso, o placar construído na Arena reforçou a ideia de que o retorno à elite é questão de tempo. Se o aproveitamento atual dos times for mantido, por exemplo, o Grêmio precisaria de mais quatro vitórias e um empate em 15 jogos para garantir o retorno à Série A.

No entanto, Roger afirma que o ambiente externo não adentra o vestiário da equipe, ainda que admita o clima de otimismo e considere as projeções normais por parte da imprensa.

– Também estou sonhando com a rodada que vamos garantir o acesso, mas se descuidar corre o risco de deixar de prestar atenção no presente. Dentro da nossa fragmentação dos objetivos, estamos muito bem para esse momento – ressaltou Roger após o 5 a 1 sobre o Operário.

– Sabemos que o futebol é futebol, se seguir assim, não tenho dúvida que vamos estar muitos próximos (do acesso) antes de acabar o campeonato, mas é ter humildade, saber que tem um caminho longo ainda e conter a ansiedade – acrescentou.

Roger Machado em vitória do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Roger Machado em vitória do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Em outro momento da entrevista, o comandante gremista voltou a falar em humildade e associou a proximidade do objetivo do acesso com ansiedade.

O atual cenário do Grêmio na Série B mostra, além da vantagem dentro do G-4, uma sequência de 17 jogos de invencibilidade, a melhor defesa, com nove gols sofridos, e o segundo melhor ataque, com 28 gols marcados.

– A iminência do atingir a meta pode gerar ansiedade, assim como gera entusiasmo. Vamos medir com que tipo de maturidade esse grupo já tem. O que está mostrando é que está se adaptando a esse cenário, absorvendo o entusiasmo que vem de fora, mas sem tirar os pés do chão – destacou Roger.

Além dos três pontos com goleada, o Grêmio contou com tropeços dos concorrentes na rodada. Bahia e Vasco foram derrotados, assim como o Londrina. Em contrapartida, o time paranaense perdeu para o líder Cruzeiro, que segue nove pontos de vantagem.

Daqui duas rodadas, gaúchos e mineiros fazem confronto direto em Porto Alegre. Antes, o Grêmio encara o CRB. A partida no Estádio Rei Pelé, em Maceió, acontece no próximo sábado, às 20h30.



Veja também