Renan Jardim / Grêmio,Divulgação

O clássico Gre-Nal deve marcar o início de uma nova era no gol do Grêmio para a temporada. O revezamento dos goleiros promovido por Vagner Mancini no início do ano foi encerrado após algumas observações do novo técnico, Roger Machado, e a tendência é que Brenno seja o dono da posição – o goleiro, inclusive, sustenta uma invencibilidade em quatro clássicos disputados.

Roger deixou claro após a vitória sobre o São Luiz que as mudanças constantes na posição acabariam ali. Em 2022, Gabriel Grando jogou duas partidas consecutivas e depois Brenno assumiu por mais dois jogos. Na sequência, cada um foi titular em mais um compromisso.

A partir do jogo do próximo sábado, o titular vai ganhar sequência. Conforme apurou o ge, a vaga deve ficar com Brenno, que atuou na vitória sobre o São Luiz. Mas isso ainda não oficializado por parte do treinador.

– Eu já chamei meus goleiros e disse que hoje (sábado) seria o último jogo desse revezamento. Entrando na semana de clássico, eu definiria quem permaneceria no gol. Tiveram três partidas para cada, agora é o momento de decidir para dar confiança para o jogador, dar segurança, tenha tranquilidade que vai ter uma sequência, mas isso não é definitivo. É o campo que determina tudo. Digo a eles que se segurem no campo depois das escolhas feitas – destacou o técnico.

Até porque Gabriel Grando perdeu o treino desta quarta, com amigdalite, e precisará ser reavaliado. O goleiro também foi citado pelo site TuttoMercato, da Itália, como alvo de Hellas Verona, Sassuolo e Sampdoria. O Grêmio diz que não foi procurado por nenhum clube interessado até o momento.

Em 2021, Brenno foi o titular em três clássicos, com duas vitórias e um empate, todos pelo Gauchão – o goleiro tem ainda uma vitória em 2019, quando atuou de surpresa em duelo também do estadual. Grando iniciou os jogos do Brasileirão passado, com um empate e uma derrota.

Os treinamentos ainda não indicaram a decisão do técnico. A reportagem também ouviu que até a quarta-feira a decisão de Roger sobre quem ganharia sequência como titular ainda não havia sido comunicada aos jogadores. Mas nos bastidores o nome de Brenno é o mais citado.

A indefinição no gol gremista vem desde 2021, quando Brenno era o titular, mas foi para a Olimpíada de Tóquio com a seleção brasileira. Grando assumiu o gol, deu boa resposta e foi mantido na época por Felipão.

Depois, os dois alternaram na posição na reta final da temporada. Brenno arrancou com Vagner Mancini como titular, mas Gabriel terminou o ano com a vaga. Cada um atuou mais de 30 vezes no último ano.

O Tricolor faz uma atividade completamente fechada para a imprensa na tarde desta quinta-feira. Roger, portanto, deve encaminhar a escalação para o clássico neste trabalho. O elenco também fará mais um treino na manhã de sexta.



Veja também