O Grêmio tem três jogos até o jogo de ida da final da Copa do Brasil contra o Palmeiras e ainda não definiu um titular incontestável na zaga para o lugar de Geromel. Rodrigues tem sido utilizado ao lado de Kannemann desde a lesão do capitão, mas Paulo Miranda e David Braz correm por fora como opções.

A primeira final ocorre na Arena, dia 28 de fevereiro, e o duelo de volta está marcado para o Allianz, dia 7 de março. Até lá, o técnico Renato Portaluppi deve promover uma espécie de “vestibular” interno para definir quem será o escolhido para a decisão.

– Não se fala em substituto de Geromel, pensamos jogo a jogo. Todo mundo recebe oportunidades, cabe ao jogador se garantir para a final – disse o técnico após a goleada sobre o Botafogo, na qual optou por Paulo Miranda e David Braz desde o início.

A verdade é que nenhum dos três zagueiros inspira muita confiança na torcida. E a defesa do Grêmio também não atravessa um bom momento. Desde a lesão de Geromel, no primeiro tempo do Gre-Nal, o time sofreu 12 gols em cinco partidas e perdeu o status de melhor defesa do Brasileirão.

Pelo que indicam as escalações nos últimos jogos, há um favorito na disputa. Rodrigues é o zagueiro mais jovem dos três, com 23 anos – Paulo Miranda tem 32 e David Braz, 33. Mas deixou os “cascudos” para trás e tem sido o preferido do treinador para os jogos com força máxima.

Rodrigues briga para ser o titular do Grêmio nas finais da Copa do Brasil — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Rodrigues briga para ser o titular do Grêmio nas finais da Copa do Brasil — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Foi ele quem entrou no Gre-Nal, quando Geromel se lesionou – o capitão gremista lesionou o tornozelo esquerdo e está fora do restante da temporada. De lá para cá, Rodrigues foi titular com Kannemann na derrota para o Flamengo e no empate com o Santos.

Paulo Miranda e David Braz formaram a dupla titular no empate com Coritiba e vitória diante do Botafogo. E além da experiência, ambos têm vantagem também em outros números na comparação com o concorrente.

Rodrigues é o zagueiro com menos gols (dois) e cartões amarelos (quatro), porém é quem mais vezes foi utilizado saindo do banco (10 vezes). O defensor, junto de Paulo Miranda, detém apenas quatro derrotas em campo pelo Grêmio.

David Braz e Paulo Miranda disputam vaga na zaga do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

David Braz e Paulo Miranda disputam vaga na zaga do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Paulo Miranda, que sofreu com lesões ao longo desta temporada, é o zagueiro com o menor tempo em campo entre os três, com 1.638 minutos acumulados.

Por fim, David Braz é quem lidera a maior parte das estatísticas, com exceção de mais jogos como reserva e gols marcados – ele tem três gols, assim como Paulo Miranda. Braz é quem mais jogou como titular, mas também tem o maior número de cartões: 10 amarelos e 2 vermelhos.

Desempenhos de Rodrigues, Paulo Miranda e David Braz

RodriguesPaulo MirandaDavid Braz
Jogos312641
Vitórias161621
Empates11612
Derrotas448
Minutos em campo2.2241.6383.087
Titular211933
Reserva1078
Gols233
Cartões4 amarelos5 amarelos e 1 vermelho10 amarelos e 2 vermelhos

Fonte: ge

O próprio tecnico Renato Portaluppi entende que não há um substituto definido para o lugar de Geromel. Para o treinador, a disputa está aberta até dias antes da primeira final da Copa do Brasil.

– Todo jogador do plantel tem minha confiança, independente da posição. Se tenho um grupo bom, posso fazer esse revezamento. Muitas vezes os jogadores estão com dores, tem um probleminha de lesão mais grave e vocês não sabem, por isso dou uma poupada – declarou.

O Grêmio terá três testes – as últimas rodadas do Brasileirão – antes das finais da Copa do Brasil. O Tricolor enfrentará o São Paulo e Athletico-PR na Arena e depois o Bragantino fora de casa.



Veja também