O Grêmio terá um time reserva na estreia no Gauchão de 2021, diante do Brasil de Pelotas, na Arena, a partir das 20h. Apesar da presença de vários jogadores experientes, a partida pode ter o ingresso de alguns garotos nesta quarta-feira durante os 90 minutos. O ge lista abaixo os jovens para ficar de olho na sequência da competição.

O planejamento dessa mescla de atletas no grupo tem uma razão: dar ritmo para alguns jogadores que podem atuar na Copa do Brasil e até na Libertadores. Pois tudo depende do título da Copa do Brasil.

Caso o Grêmio seja campeão no domingo, a tendência é que os principais jogadores ganhem dias de folga. A partir disso, o grupo que disputaria o Gauchão teria mais garotos do time sub-23 e menos da equipe principal.

Renato conversa com o elenco do Grêmio na reapresentação — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Renato conversa com o elenco do Grêmio na reapresentação — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

No cenário contrário, o elenco seguiria os treinos por conta da disputa da pré-Libertadores, marcada já para a quarta-feira seguinte. Também por isso é importante deixar todos os atletas em ritmo, já que pode ocorrer uma decisão nas próximas semanas.

Enquanto o planejamento está pendente, o ge apresenta abaixo os garotos que podem dar a primeira aparição já nesta quarta-feira e ganharem chances ao longo do Gauchão.

Felipe

Começando da defesa ao ataque, o primeiro da lista é Felipe. Na visão interna do Grêmio, o lateral-direito teve um ótimo desempenho na Série B vestindo a camisa do Brasil de Pelotas.

Inclusive foi um pedido do Tricolor ao estafe do atleta para que ele permanecesse no clube, já que teve consultas para outros empréstimos. Assim, Felipe será avaliado de uma forma mais criteriosa pelo Grêmio ao longo do campeonato. Até para cavar um espaço definitivo no grupo principal.

Felipe, Grêmio, lateral direito — Foto: Lucas Bubols/ge.globo

Felipe, Grêmio, lateral direito — Foto: Lucas Bubols/ge.globo

Vanderson

Em junho do ano passado Renato já observava Vanderson no time sub-23. Meses depois, Orejuela foi convocado e o garoto subiu para o time principal. Curiosamente, o colombiano deixou o Grêmio e o lateral-direito virou o reserva principal de Victor Ferraz.

Diante do Brasil de Pelotas, Vanderson terá a chance de colocar uma dúvida na cabeça do técnico Renato. Quem sabe uma boa atuação não coloque o garoto na briga por uma titularidade na final da Copa do Brasil? O jogador tem contrato até o final de 2024 e multa de 50 milhões de euros e entrou na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no domingo.

Vanderson em treino do Grêmio antes do Gauchão — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Vanderson em treino do Grêmio antes do Gauchão — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Fernando Henrique

Também da escola de volantes do Grêmio, Fernando Henrique tem 19 anos e aparece mais que seu concorrente Victor Bobsin, que aparece menos em treinos e jogos com o time principal. Porém, o garoto ainda não estreou profissionalmente.

Fernandinho, como é apelidado internamente no clube, apresenta como características principais a bola longa com as duas pernas. Ele também entrega marcação e intensidade ao setor. No fim do ano passado, renovou seu contrato até 2024, com multa de 40 milhões de euros.

Thaciano e Fernando Henrique em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Thaciano e Fernando Henrique em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Lucas Araújo

Araújo subiu para o time principal do Grêmio em janeiro de 2020. Porém, entrou em apenas dois jogos, sendo seis minutos contra o Pelotas e um contra a Universidad Católica. Nos últimos meses desceu para o grupo de transição para ganhar ritmo. Ele tem vínculo com o clube até 2024.

Entretanto, Lucas ganhou elogios do técnico Renato Portaluppi em janeiro do ano passado, em entrevista coletiva após a vitória do Grêmio diante do São José. O volante é do tipo mais marcador e de ótimo porte físico, mas não peca na qualidade do passe e controle de bola.

Lucas Araújo em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Lucas Araújo em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Pedro Lucas

Parte da torcida gremista pode lembrar do título mundial da seleção sub-17 em 2019 e ter na memória as figuras de Diego Rosa e Pedro Lucas. O volante foi vendido ao Grupo City, mas o meia permaneceu, apesar das sondagens, e renovou até 2024.

Apelidado de Pedrinho, o meia seguiu, e mantém, um processo orientado pelo clube para ganhar massa muscular nos últimos meses. O garoto é o titular da equipe sub-23, é rápido nas ações ofensivas e apresenta eficiência nas finalizações.

Pedro Lucas e Isaque em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Pedro Lucas e Isaque em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Guilherme Azevedo

Azevedo é talvez o mais experiente dos garotos dessa lista. Mas tem apenas 15 aparições em jogos pelo time principal desde 2019, quando passou a integrar o elenco profissional. Ele faz parte da linhagem de pontas formados pelo Grêmio e tem contrato até 2024.

Guilherme terá a chance de provar que merece mais chances com Renato. Inclusive, o Grêmio recentemente recusou uma oferta de empréstimo enviada pelo América-MG.

Guilherme Azevedo em derrota do Grêmio para o Bragantino — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Guilherme Azevedo em derrota do Grêmio para o Bragantino — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Ricardo Viana “Ricardinho”

O time sub-23 do Grêmio tinha três centroavantes, mas apenas Ricardinho segue atualmente. Isso porque Da Silva foi emprestado ao Paraná e Fabrício está lesionado. Assim, Ricardo subiu da categoria sub-20 após bons números e assumiu a titularidade no grupo de transição.

A convocação para estar entre os relacionados desta noite, é uma das primeiras de Ricardinho no Grêmio. Ele assinou vínculo com o Grêmio até o fim de 2022, após chegar sem custos fim do seu contrato com o São Paulo. É um centroavante finalizador, mas ainda com pouco físico, até pela idade de 19 anos.

Ricardo Viana, o Ricardinho, atacante do Grêmio — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Ricardo Viana, o Ricardinho, atacante do Grêmio — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

GRÊMIO X BRASIL DE PELOTAS – 2ª RODADA DO GAUCHÃO 2021

  • Local: Arena, em Porto Alegre.
  • Data e hora: quarta-feira (03/03), às 20h (horário de Brasília).
  • Provável Grêmio: Vanderlei; Vanderson, Rodrigues, Ruan e Bruno Cortez; Darlan e Lucas Silva; Everton, Pinares e Ferreira; Isaque.
  • Quem está fora: jogadores titulares serão preservados para a final da Copa do Brasil.
  • Provável Brasil de Pelotas: Matheus Nogueira; André Krobel, Leandro Camilo, Heverton e Igor Miranda; Everton Dias; Matheuzinho, Douglas Araújo, Bruno Matias e Jarro; Bruno Paraíba.
  • Quem está fora: Romulo (não está regularizado ainda) e atacante Gabriel Bittar (não viajou).
  • Arbitragem: Roger Goulart apita a partida, auxiliado por André da Silva Bitencourt e Maíra Mastella Moreira. O quarto árbitro será Marcus Vinicius Gonçalves dos Santos.
  • Transmissão: o Premiere transmite ao vivo, com narração de Eduardo Moreno e comentários de Grafite e PVC.


Veja também