Passa ano, entra ano e tudo segue igual no Grêmio. Normalmente na Libertadores, o clube faz investimentos, existe a expectativa de título mas na hora ‘H’ acaba morrendo na praia. O último título conquistado pelo tricolor foi em 2010, no Gauchão. Depois disso, apenas o maior rival conquistou o estadual, algo que o Grêmio queria evitar nesta temporada, mas…
A eliminação deste ano para o Juventude foi frustrante, conforme as palavras do presidente Romildo Bolzan: ““Não considero fracasso. Acho frustrante. Este ano, por exemplo, era o mais fácil de ganhar”, destacou.
Assim, os dois torneios mais fáceis que o Grêmio poderia vencer neste ano – a Primeira Liga e o Gauchão – ficaram pelo caminho, e agora restam Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, competições mais complicadas para o restante da temporada.
A cada ano, cada insucesso dos jogadores, presidentes e comissão técnica acabam aumentando a pressão para a próxima gestão, o que pode se tornar insustentável devido a impaciência da torcida caso o clube não consiga ser campeão nesta temporada.
A seca de títulos atual só não é maior que entre 1969 e 1976, quando não venceu nenhum estadual neste período de 8 anos.