
O placar no agregado, ao apito final, foi de 7 a 2 para o Grêmio. Mais uma classificação na Copa do Brasil, agora para a semifinal, com bom desempenho, mesmo com time misto. Contexto todo favorável para levantar a bola e rasgar de elogios o time. Mas Renato Portaluppi fez isso. Mas também freou a euforia no papo com os jogadores no vestiário para manter o foco de todos na busca por um título.
Renato escalou uma equipe sem seis daqueles que serão titulares contra o Santos, no domingo: Edílson, Geromel, Cortez (que acabou entrando), Maicon, Arthur e Barrios, este sem nem ir a Curitiba, ficando em Porto Alegre. O treinador valorizou o trabalho coletivo, preparando todos da mesma maneira. E lembrou que foi apenas mais um passo.
– Eu treino um grupo, não uma equipe. Sempre falo, jogador tem que estar preparado, qualquer momento tem oportunidade. Quem tem entrado tem dado conta. É uma maturidade muito grande, é um grupo muito unido. Mas eu acabei de falar para eles, estão de parabéns pela classificação, o Grêmio está bem, volto a repetir, mas não conquistou nada. Passo a passo. Vamos tentar buscar pelo menos um título. Por enquanto, estamos passando de fases. Mais importante é o próximo jogo para tentar passar pelo Cruzeiro e aí sim ir para uma final – disse Renato.
O comandante também explicou uma modificação ousada no segundo tempo: tirou o volante Jailson e colocou Everton. O atacante acabou por marcar o segundo e dar passe para Pedro Rocha anotar o terceiro, decisivo no placar de 3 a 2 desta quinta.
Pela leitura do jogo. Estava empatado, Atlético-PR começou a ganhar terreno, deixar espaços. Sabia que ia acontecer, por isso guardei o Everton. Chamei o Luan para rodar e deixei o Everton mais fixo. Não gosto de fazer a mesma coisa, trocar um cabeça de área pelo outro. Tinha os espaços, coloquei mais um rápido. Senti que poderia ganhar o jogo. Everton entrou muito bem. Foi um time que buscou a vitória, apesar da vantagem – completou o treinador.
O Grêmio retorna de Curitiba nesta sexta-feira. Chega no meio da tarde e já tem treino marcado no CT Luiz Carvalho. O próximo compromisso é no domingo, contra o Santos, às 19h, na Arena.