Foto: Reprodução

Novamente, o desempenho do Grêmio não foi o mais importante da noite. Apesar de ser bombardeado e contar com uma grande noite de Marcelo Grohe, venceu por 1 a 0 a Ponte Preta em Campinas. Um resultado que não ocorria no Moisés Lucarelli desde 1981, na semifinal do Brasileirão daquele ano, algo valorizado por Renato Gaúcho em sua entrevista coletiva. O treinador também festejou o resultado pelas ambições tricolores na competição.

O 1 a 0 em Campinas deixou o Tricolor com 57 pontos, na vice-liderança e mais perto de garantir a vaga direta para a Libertadores de 2018, prioridade no Brasileirão. Apesar de ficar com um a mais, Renato perdeu no segundo tempo Beto da Silva, que havia entrado, com lesão, e Marcelo Oliveira e Cristian também chegaram a ser atendidos por problemas físicos.

– O time todo quebrado, mas nunca reclamo. O mais importante foram os três pontos. O Grêmio obteve mais um bom resultado, uma vitória fora de casa contra um adversário perigoso, que está na degola. Não fez um grande jogo, mas venceu a partida, as melhores oportunidades foram da Ponte no segundo tempo, mesmo (o time gaúcho) com um homem a mais. O próprio Sombra (João Paulo Fontoura, assessor de imprensa) falou que o Grêmio não ganhava aqui desde 81, são 36 anos. Valeu pelo resultado. Jogo a jogo vamos ver o que vai acontecer no Brasileirão – disse o técnico tricolor.

O treinador optou também pela presença de Cristian no meio-campo, algo inesperado antes da partida. A explicação foi para dar mais experiência ao time contra um adversário que está na zona de rebaixamento e tem atletas “malandros” como o atacante Emerson Sheik. A formação tática também foi diferente, com um 4-1-4-1 com quatro volantes de origem em campo.

– Aquilo que falei, o Grêmio não fez uma grande partida. Coloquei o Cristian, sabia das dificuldades que íamos enfrentar aqui, a Ponte se encontra em uma situação muito difícil. Era jogo para certa experiência também, por isso nem troquei com um homem a mais. Queria ver o que ia acontecer nos primeiros 10 minutos do segundo. Felizmente, fizemos o gol logo cedo. Estava dando certo. Se colocasse mais um garoto, nessa hora muita gente quer ganhar no grito, na experiência, e de repente teríamos uma dificuldade maior – completou Renato.

O Grêmio volta a jogar no domingo, contra o Vitória, em Caxias do Sul, no Estádio Alfredo Jaconi – no dia anterior, a Arena será palco do show do Coldplay e, por isso, não poderá ser utilizada. Se houver boas condições, os titulares devem retornar nesta partida. O elenco gremista volta aos trabalhos na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho.



Veja também