Nem mesmo a distância de nove pontos do Grêmio para o líder São Paulo faz o técnico Renato Portaluppi desacreditar no título do Brasileirão. A pedra no sapato é a divisão de atenções com outras duas competições, um “fardo” que poucas equipes no país dividem.

Afinal, o Grêmio está nas quartas de final da Libertadores e nas semifinais da Copa do Brasil — somente o Palmeiras vive a mesma realidade. O calendário recheado dificulta um melhor momento na tabela. Após o empate com o Goiás, o Tricolor caiu para sexto.

— Nove pontos são três jogos, ainda faltam 13 rodadas, tem muita coisa para acontecer. A vantagem é que outras equipes que brigam pelo título só jogam no final de semana. Enquanto equipes que estão na Copa do Brasil e Libertadores estão se matando. Muita gente só espera na rede, na sombra. Mas o Brasileiro não vamos esquecer — comentou Renato.

Os dois pontos deixados em Goiânia seriam cruciais para se aproximar dos líderes, já que o mês de dezembro seguirá com decisões. A começar pela próxima quarta, quando decide vaga na semifinal da Libertadores diante do Santos.

Dois dias antes do Natal, o Grêmio abre o confronto contra o São Paulo na semifinal da Copa do Brasil. A volta ocorre uma semana depois, a dois dias da virada do ano. Tudo isso com compromissos pelo Brasileirão aos finais de semana.

Jogos do Grêmio em dezembro

  • 16/12 – Santos x Grêmio (oitavas de final da Libertadores)
  • 19/12 – Sport x Grêmio (26ª rodada do Brasileirão)
  • 23/12 – Grêmio x São Paulo (semifinal Copa do Brasil)
  • 27/12 – Grêmio x Atlético-GO (27ª rodada do Brasileirão)
  • 30/12 – São Paulo x Grêmio (semifinal Copa do Brasil)
Técnico Renato Portaluppi em Goiás 0x0 Grêmio pelo Brasileirão — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Técnico Renato Portaluppi em Goiás 0x0 Grêmio pelo Brasileirão — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

– Temos que ser coerentes. Estamos no mês de dezembro. O Grêmio faz uma campanha, no meu modesto entendimento, de excelência. Porque num ano de pandemia, com todas excepcionalidades, chegamos ao dia 12 vivos nas três competições – reforça o vice de futebol Paulo Luz.

O jogo de volta das quartas de final da Libertadores contra o Santos está marcado para as 19h15 de quarta-feira, na Vila Belmiro. Na ida, empate em 1 a 1. O Grêmio avança se houver igualdade no placar por dois ou mais gols. O Santos joga pelo empate sem gols, já que marcou na Arena. Quem vencer, leva a vaga.



Veja também