
O técnico Renato Portaluppi tentará quebrar neste domingo uma sina de empates que tem comandando o Grêmio em clássico Gre-Nal. Como treinador do Tricolor, Renato enfrentou o Inter oito vezes. Seis jogos terminaram em empate.
O primeiro Gre-Nal de Renato como treinador ocorreu no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010. O Grêmio esteve duas vezes na frente no clássico, mas cedeu o empate por 2 a 2 no estádio Olímpico.
Renato voltou a enfrentar o Inter em três oportunidades no Campeonato Gaúcho de 2011. Na primeira, na decisão do segundo turno, empate, que levou a decisão para os pênaltis. O Inter levou a melhor e forçou a realização de mais dois clássicos para definir o título gaúcho. No jogo de ida da decisão, o treinador gremista conquistou sua até aqui única vitória em Gre-Nal: 3 a 2 no Beira-Rio. O Inter devolveu o placar no Olímpico, decretando a única derrota de Renato em Gre-Nal. Nos pênaltis, o título ficou com o Colorado comandado por Paulo Roberto Falcão.
Em sua segunda passagem pelo Grêmio, em 2013, Renato voltou a encarar o Inter pelo Campeonato Brasileiro. Empates de 1 a 1 no que foi o primeiro Gre-Nal da história da Arena e 2 a 2 em Caxias do Sul, no famoso clássico em que D’Alessandro comemorou o segundo gol colorado imitando um binóculo.
Renato Portaluppi retornou ao Grêmio em 2016 para sua terceira e mais vitoriosa passagem como técnico. Desde então disputou apenas dois clássicos. No primeiro, ainda no Brasileirão de 2016, um empate em um jogo pouco atrativo na Arena por 0 a 0. No ano passado, novamente na Arena, a partida foi bem mais emocionante, mas novamente não teve vencedor. Grêmio e Inter empataram por 2 a 2 no único Gre-Nal de 2017.
Os clássicos de Renato como treinador do Grêmio:
Brasileirão 2010
Grêmio 2 x 2 Inter (Olímpico)
Gauchão 2011
Inter 1 x 1 Grêmio (Beira-Rio)
Inter 2 x 3 Grêmio (Beira-Rio)
Grêmio 2 x 3 Inter (Olímpico)
Brasileirão 2013
Grêmio 1 x 1 Inter (Arena)
Inter 2 x 2 Grêmio (Centenário)
Brasileirão 2016
Grêmio 0 x 0 Inter (Arena)
Gauchão 2017
Grêmio 2 x 2 Inter (Arena)