Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Quatro dias antes de decidir o título do primeiro turno do Gauchão, contra o Caxias, o técnico Renato Gaúcho alimenta um dilema no comando do Grêmio. Afinal, manterá a escalação dos três volantes ou voltará para o esquema tradicional com alguém ao lado do centroavante? Mesmo que o treinador até já tenha a resposta, a dúvida será mantida até sábado, data da decisão, e alimentada pelo comandante.

O Tricolor contabiliza seis jogos na temporada, todos pelo Campeonato Gaúcho. Nos cinco iniciais manteve os dois volantes e um armador, embora tenha variado este jogador, com os dois pontas e um centroavante. A formação tradicional desde 2016. O tripé se consolidou como uma alternativa, mas ainda longe de mecanizada.

— É uma situação diferente, que a gente não está acostumado a jogar com frequência. Você não vai se adaptar de uma hora para outra, ainda mais na grandeza que foi o jogo. Você se adaptar de uma hora para outra é difícil — comentou Maicon em entrevista coletiva na última terça-feira.

Por estratégia, alterou o esquema para o Gre-Nal, com Lucas Silva na vaga de Luciano. O volante guardou mais a posição, liberando Maicon e Matheus Henrique para a armação das jogadas. O rendimento também foi bom. Este formato já foi utilizado circunstancialmente em outros momentos por Renato.

“Pode acontecer (outra vez). É o que falo sempre. Depende do jogo, do adversário, do que a gente precisa… (Renato)

Luciano disputa vaga com Lucas Silva para final do turno gaúcho — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Luciano disputa vaga com Lucas Silva para final do turno gaúcho — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

  • Com três volantes: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Paulo Miranda (Geromel), Bruno Cortez; Lucas Silva; Alisson, Maicon, Matheus Henrique, Everton; Diego Souza.
  • Com um armador: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Paulo Miranda (Geromel), Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique; Alisson, Luciano, Everton; Diego Souza.

Aí mora o dilema de Renato. Afinal, na prova de fogo, o time se saiu bem com o meio-campo recheado. Quando sacou um dos volantes no Gre-Nal, o adversário chegou mais próximo da meta de Vanderlei. A escolha deve ficar entre Lucas Silva e Luciano. Thiago Neves saiu com dores do treino de terça e vira dúvida para o jogo com o Caxias. Thaciano ainda retorna de lesão muscular.

— Para esse jogo (Gre-Nal) sem dúvida nenhuma foi estratégia. Até porque a gente estudou muito para saber como a equipe do Inter iria jogar. Paras próximas partidas, pode ser que encaixe melhor e tenhamos a vantagem — avaliou Diego Souza, autor do gol da vitória no clássico.

Tempo Renato ainda tem até a final do Gauchão. Depois de dois dias de treinos, o elenco trabalha novamente nesta quarta-feira, às 15h30, no CT Luiz Carvalho. Ainda restam as atividades de quinta e sexta para que o técnico defina a melhor estratégia para buscar o título do primeiro turno diante do Caxias, no sábado, no Estádio Centenário.



Veja também