Renato se divide entre afago e cobrança a Pedro Rocha: “É novo”

Técnico do Grêmio cobra atacante por três chances perdidas contra o Iquique, mas elogia ajuda do jogador e brinca ao rejeitar mostrar o seu DVD para o jovem

12 de abril de 2017 - Às 16:40
Foto: Lucas Uebel / Grêmio F.B.P.A

No dia em que tirou a “zica” e marcou pela primeira vez no ano, Pedro Rocha admitiu que estava em dívida com o torcedor gremista, apesar de reforçar que tem ajudado nas assistências – até o momento, são três na temporada. Porém, na vitória por 3 a 2 sobre o Deportes Iquique, na noite de terça-feira, pela Libertadores, voltou ao velho drama no momento de decidir as jogadas na frente do gol. Foram três, mais precisamente, com direito a brincadeira e carinho do técnico Renato Portaluppi, mas também cobrança.

O primeiro lance ocorreu aos 25 minutos, quando o placar já apontava 2 a 0 para o Grêmio. Bolaños lhe lançou em velocidade e, na cara do goleiro, bateu em cima de Cortés. É verdade que, um minuto depois, sofreu o pênalti que originou o terceiro gol. Porém, aos 42 recebeu lançamento primoroso de Ramiro, adiantou a bola e chutou de canhota para fora também à frente da meta. Já aos 49 do segundo tempo, veio a terceira falha. Invadiu a área, deixou o marcador na saudade e carimbou em cima do goleiro.

– Falei no intervalo que teve duas chances maravilhosas e poderia ter feito. É novo. A gente explica, passa confiança, mostra. Tudo que posso fazer por ele eu faço. Mas, acima de tudo, além de mostrar o que deve ser feito, eu passo a tranquilidade e a confiança para ele jogar. O meu DVD não vou dar para ele, porque vai achar que é coisa de outro planeta. Vamos deixar assim, só nos ensinamentos. Ano passado foi decisivo. Faz parte. Daqui a pouco vai estar fazendo gols. Ele tem nos ajudado e pode ajudar mais – disse Renato na entrevista coletiva.

Por outro lado, além das assistências, Pedro Rocha já “cavou” dois pênaltis em favor do Tricolor na temporada. E ambos pela Libertadores. O primeiro foi na vitória sobre o Zamora, na estreia, quando também deu o passe para o gol de Léo Moura no 2 a 0. A penalidade foi convertida por Luan. Já na terça-feira, foi puxado na área do Iquique, e Bolaños mandou a bola para a rede.

Outra situação a contar pontos para Pedro Rocha é sua entrega ao time. Camisa 9 às costas, não se furta de retornar para ajudar na marcação, uma de suas atribuições atuando aberto pela esquerda. Sua entrega e função tática tem poucos concorrentes no elenco. Atualmente, Everton e Fernandinho são as opções para tal posição.

Agora de olho no primeiro jogo da semifinal do Gauchão, no próximo domingo, às 16h, na Arena, o Grêmio volta a treinar na tarde desta quarta. A principal preocupação de Renato Gaúcho atende pelo nome de Pedro Geromel, que foi vetado da partida contra o Iquique por dores musculares na coxa.



Veja também