
Uma cena inusitada marcou a atividade do Grêmio nesta terça-feira: uma reunião entre Renato Portaluppi, elenco e ainda com a presença de dirigentes no gramado do CT Luiz Carvalho. A atividade também foi marcada pela ausência de Bruno Cortez, cada vez mais improvável para o duelo com o São Paulo, na quinta-feira, na Arena. Léo Moura também ficou no vestiário.
Geralmente, os diretivos não comparecem nas conversas dentro do campo, antes dos treinos. Mas o vice de futebol Duda Kroeff, o executivo André Zanotta e o diretor de futebol Alberto Guerra estiveram presentes no papo. Renato comandou a conversa rápida, de menos de 5 minutos. Após a derrota para o Vasco, o tom foi de críticas do treinador em sua entrevista coletiva, até para evitar que a atuação ruim se repita.
Na atividade com bola, Cortez ficou fora de mais um trabalho. Ele já não atuou contra o Vasco, em São Januário, justamente por conta do desconforto muscular na coxa e deve ficar fora de mais uma partida. Para a vaga, Marcelo Oliveira segue como a principal opção, embora Juninho Capixaba tenha sido contratado como alternativa justamente para a função. O novo reforço participou normalmente da primeira atividade com bola com o restante dos companheiros e ainda demonstrou alguma timidez para pedir passes.
Renato dividiu o elenco em três times para atividade em campo reduzido. Alisson voltou a treinar com os companheiros, como “curinga”, e se aproxima do retorno aos gramados. Para o duelo com o São Paulo, Maicon e Kannemann serão reforços. O capitão volta de suspensão, enquanto o argentino está reabilitado e melhor fisicamente após uma virose. André é desfalque, suspenso, e dá lugar a Jael no ataque.
Uma provável escalação tem Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Cícero, Ramiro, Luan e Everton; Jael.
Bressan e Léo Moura foram as ausências. O zagueiro correu no gramado do CT, enquanto o lateral-direito permaneceu no vestiário. No entanto, não se sabe se será baixa para o duelo de quinta-feira. Por terem jogado no domingo, Geromel, Cícero, Marcelo Oliveira, Grohe, Ramiro e Jael deixaram o gramado mais cedo rumo ao vestiário.
Kannemann também saiu do treino e fez um complemento físico sob o comando do preparador Rogério Dias. Antes do confronto com o Tricolo paulista, o Grêmio ainda treina nesta quarta-feira pela manhã.