
O Grêmio se aproximou da vaga à semifinal do Gauchão com uma vitória por 3 a 0 sobre o Inter na tarde deste domingo, na Arena. A atuação coletiva foi elogiada pelo técnico Renato Gaúcho em sua entrevista, mas ele também fez a ressalva de que será preciso comprovar o bom momento na próxima quarta, no Beira-Rio, na partida decisiva.
O principal ponto elencado pelo treinador para explicar os “pés no chão” após uma vitória elástica em um clássico foi que o Inter pode repetir o mesmo placar em sua casa. Segundo ele, os 3 a 0 servem ainda como alerta para o time não relaxar. De qualquer forma, salientou a superioridade tricolor nos últimos dois jogos contra o rival.
– Eu posso concordar se você perguntar se o Grêmio foi mais time que o Internacional nos primeiros 45 minutos no Beira-Rio e nos 90 de hoje. O futebol está cheio de surpresas. Não é pelo placar de 3 a 0 que o Grêmio está garantido. Não há dúvida que o Grêmio foi melhor nesses Gre-Nais, mas não estamos garantidos na próxima fase – disse Renato.
O trabalho de Renato para conter a euforia do grupo pelo bom desempenho neste domingo começou ainda dentro de campo, após o apito final. Ele chamou alguns jogadores e avisou-os para não afirmarem, nas entrevistas pós jogo, que o Grêmio já está na semifinal. E adiantou que até o duelo do meio da semana irá priorizar o descanso.
– É difícil até conter a euforia do torcedor. Mas o importante é que aqui dentro nada vai entrar no vestiário. O torcedor tem mais que vibrar, tirar onda, do outro lado seria da mesma forma. Realmente fez um calor quase que insuportável. O que temos que fazer é alimentar bem os jogadores, descansar bem. Já temos um outro jogo quarta-feira, é muito perto. Não adianta fazer algo diferente. O melhor treinamento é o descanso – acrescentou.
O Grêmio se reapresenta na tarde de segunda-feira, quando deve realizar um trabalho regenerativo com os jogadores que atuaram no Gre-Nal. O segundo e decisivo jogo das quartas de final será no Beira-Rio, na quarta-feira, às 21h45. O Tricolor pode perder por até dois gols de diferença que segue adiante na competição. Se o Colorado vencer por 3 a 0, a partida vai para os pênaltis.