Renato “prepara” Arthur, mas cobra melhora física “urgente”

Jovem volante gremista aparece como titular e ganha oportunidade em vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo

15 de maio de 2017 - Às 16:52
Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

A grande novidade do Grêmio na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo foi o volante Arthur. Embora não seja nenhuma surpresa, o jovem de 20 anos foi destaque novamente no meio-campo, mas o técnico Renato Portaluppi vê um defeito a ser corrigido o mais rápido possível: a parte física. Segundo o comandante, a intensidade do meio-campista cai com o passar dos minutos.

Foi por isso, segundo Renato, que Arthur foi substituído no segundo tempo. Saiu carregado na maca para fora do campo, onde foi aplaudido. Minutos antes, já fora adiantado pelo técnico gremista, que colocou Jailson em campo na vaga de Lucas Barrios. Uma providência para fazer o volante correr menos e mais distante do gol de Marcelo Grohe.

– O Arthur, vocês não sabem, e nem poderiam, tem um problema muito sério. Ele se desgasta muito com a bola nos pés. Ele gasta muito energia no nosso campo e dificilmente vai aguentar 90 minutos. Tenho trabalhado com ele para melhorar a condição física, por se desgastar muito com a bola. Isso é um defeito que temos que corrigir e urgente – explicou Renato na entrevista coletiva.

A partida marcou uma mudança também na função exercida por Arthur em campo. Renato havia o escalado como meia em duas oportunidades, mais avançado. E inclusive chegou a dizer que precisaria mudar o esquema se quisesse ter o jovem como titular. Neste domingo, porém, teve Arthur ao lado de Michel, com uma variação do esquema em linha para o 4-4-2 em losango, e a equipe foi bem.

– Falei para vocês do Arthur, que vinha preparando ele, vinha entrando bem. Sempre falo: jogador tem que estar preparado. No momento em que entrar, tem que estar preparado, sem dúvida alguma tem nos ajudado e vai continuar nos ajudando – completou o treinador gremista.

Arthur deve seguir como titular nesta semana, pelo menos. Maicon se recupera de lesão e não tem prazo para retornar aos gramados. O próximo compromisso gremista é na quarta, contra o Fluminense, pelas oitavas da Copa do Brasil, na Arena. No domingo, o rival é o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Nas duas partidas, a tendência é pela permanência de Arthur.



Veja também