Uma hora antes do Gre-Nal deste domingo, o Grêmio surpreendeu ao divulgar a escalação com time reserva– apenas o lateral-direito Leonardo atuou dos titulares. Após a vitória por 1 a 0, o técnico Renato Gaúcho explicou que tomou a decisão para preservar seus principais jogadorese ressaltou ter discutido o assunto com a direção.

O treinador reforçou seu papel de gestor de grupo, com atenção em todos os detalhes. Comentou que poderia ter algum atleta lesionado pelas entradas duras, características dos clássicos. Quando soube que o Inter entraria em campo com os suplentes, abriu a possibilidade de fazer o mesmo.

– A única pessoa com quem conversei na sexta-feira foi o presidente do clube. Depois conversamos com a diretoria. Se colocasse o time titular, muita coisa poderia acontecer. Então, por que eu vou arriscar? Não era um jogo de semifinal, de classificação. Lógico que é Gre-Nal. O Grêmio poderia ter feito um, dois, três, quatro gols, os jogadores do Internacional poderiam achar que era provocação e corríamos o risco de acontecer alguma coisa. Só não poderíamos perder. Senão iam achar que o Grêmio estava em crise. Foi tudo pensado – explicou em entrevista coletiva.

Renato Gaúcho foi para a casamata mesmo com virose — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Renato Gaúcho foi para a casamata mesmo com virose — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Renato falou também da forma retraída que o Grêmio encarou praticamente em todo segundo tempo. Com um a mais e o placar favorável, o time não conseguiu manter a posse de bola e correu alguns riscos de sofrer o empate. Segundo o técnico, a equipe “se acomodou”.

– Gre-Nal sempre é um jogo muito difícil, pegado. Nossa equipe jogou bem, principalmente o primeiro tempo, e não porque o adversário tinha um homem a menos. No segundo, avisei para eles não deixarem a peteca cair, porque viriam pra cima. Infelizmente, não aconteceu, não ficamos muito com a bola. Mas eu treino um grupo, e eles (reservas) podem entrar a qualquer momento. Foi o que aconteceu hoje – destacou.

Com a vitória, o Grêmio alcança os 26 pontos e garante a primeira colocação do Gauchão com uma rodada de antecipação. Na quarta-feira, faz a última partida da primeira fase em Pelotas, contra o Pelotas. Os reservas serão novamente utilizados, adiantou o comandante.



Veja também